Harvard chega a acordo com manifestantes para desmontar acampamento no campus
Protesto faz parte de onda de manifestações pró-Palestina em universidades dos Estados Unidos


A coligação que orquestrou o acampamento de três semanas no campus de Universidade Harvard, a Harvard Out of Occupied Palestine (HOOP), anunciou o fim da ocupação dos estudantes nesta terça-feira (14).
Segundo o grupo, a administração da universidade concordou em retirar todas as suspensões relacionadas aos protestos pro-Palestina no campus. No acordo, também teriam sido negociadas reuniões de transparência com a Harvard Management Company, que administra os investimentos da universidade.
A HOOP ressaltou que não enxerga essas reuniões como uma vitória nos pedidos de desinvestimento da instituição a Israel. A coligação chamou o acordo de tentativa de pacificação.
De acordo com o comunicado publicado pela organização, a administração de Harvard também teria concordado em negociar a criação de um Centro de Estudos Palestinos na universidade.
Em um e-mail enviado à comunidade acadêmica e obtido pelo jornal The New York Times, o presidente de Harvard, Dr. Alan M. Garber, afirmou que a área do acampamento estava sendo evacuada e disse que iria “procurar uma reunião entre os participantes do acampamento e o presidente do comitê corporativo sobre responsabilidade dos acionistas e outros líderes universitários para uma discussão sobre as questões dos estudantes relacionadas à doação”.