Hamas usa bunkers construídos por Israel sob hospital, diz ex-premiê
Ehud Barak falou sobre a rede de túneis em uma entrevista com a âncora da CNN, Christiane Amanpour
O ex-primeiro-ministro Ehud Barak disse na segunda-feira (20) que Israel construiu bunkers “décadas atrás” sob o Hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza.
“Já é sabido há muitos anos que eles [Hamas] têm bunkers que originalmente [foram] construídos por construtores israelenses sob o Shifa [que] foram usados como posto de comando do Hamas. E uma espécie de junção de vários túneis faz parte desse sistema”, disse ele em entrevista a Christiane Amanpour, da CNN.
“Provavelmente não é o único tipo de posto de comando, vários outros estão sob outros hospitais ou em outros locais sensíveis, mas com certeza foi usado pelo Hamas mesmo durante este conflito”, acrescentou.
Israel capturou Gaza do Egito em 1967 e manteve o território sob ocupação militar total até 2005, quando retirou os seus colonos e soldados, num movimento conhecido como “desengajamento”.
O Hamas assumiu o controle total dentro do território dois anos mais tarde, em 2007.
“Foi provavelmente há cinco ou quatro décadas que ajudamos (os palestinos) a construir estes bunkers, a fim de permitir mais espaço para o funcionamento do hospital dentro do tamanho muito limitado deste complexo”, disse Barak.
Relembre
Antes de invadir o complexo hospitalar na semana passada, Israel alegou que o Hamas usava o local como centro de comando.
As Forças de Defesa de Israel mostraram no sábado (18) à CNN o que consideraram ser “provas concretas” de que o Hamas estava usando o complexo hospitalar como cobertura para o que chamou de infraestrutura terrorista subterrânea, incluindo um centro de comando e controle.
Os militares mostraram o que um comandante descreveu como um dos principais túneis.
“Este é um grande túnel”, disse ele. “Encontrei túneis – em 2014, na [Operação] Protective Edge, eu era comandante de companhia – e este túnel é uma ordem de magnitude maior do que um túnel padrão.”