Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Hamas diz que acolhe com satisfação sessão do Tribunal Internacional de Justiça

    Ação da África do Sul acusa Israel de cometer genocídio em Gaza

    Da CNN

    Bassem Naim, membro do gabinete político do Hamas, saudou a primeira sessão do caso do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que acusa Israel de genocídio contra os palestinos em Gaza, convocada a pedido da África do Sul, num comunicado na quinta-feira (11).

    “Esperamos que o tribunal emita uma decisão que faça justiça às vítimas, pedindo o fim da agressão e responsabilizando os criminosos de guerra”, disse Naim numa declaração escrita publicada no site do Hamas na quinta-feira.

    Contexto: Durante a audiência de hoje do TIJ, a África do Sul ressaltou que condenava os ataques a civis e a tomada de reféns pelo Hamas em 7 de outubro.

    Abordando as várias acusações de hipocrisia que foram feitas contra a África do Sul, incluindo a razão pela qual não apresentou também uma acusação de genocídio contra o Hamas, Vaughan Lowe, um dos advogados da África do Sul, disse que este é um assunto da competência do Tribunal Penal Internacional – e não o TIJ.

    “O Hamas não é um Estado e não pode ser parte na convenção do genocídio, e não pode ser parte destes processos”, disse Lowe.

    O TIJ ouve casos apresentados por Estados que acusam outros de violarem as suas obrigações decorrentes dos tratados das Nações Unidas, enquanto o TPI julga indivíduos por crimes, incluindo crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

     

    Tópicos