Hamas ainda não deu resposta sobre última proposta de cessar-fogo, diz Catar
Grupo armado criticou anteriormente proposta de Israel
O Hamas ainda não respondeu à última proposta de cessar-fogo entregue por mediadores internacionais e ainda a está estudando, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, nesta quinta-feira (6).
Ele ressaltou que os esforços de mediação do Catar, Egito e EUA ainda estão em andamento.
Mais cedo, o grupo armado disse que a proposta de paz que recebeu para acabar com o conflito em Gaza não corresponde à proposta apresentada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, num discurso na semana passada.
Em comunicado obtido pela CNN, o Hamas afirmou que acolheu com satisfação o que Biden expôs, mas ao ver a proposta “acabou por ser desprovida dos fundamentos positivos contidos nas declarações de Biden”.
“Não garante um cessar-fogo permanente, mas sim temporário” e permite que as forças israelenses permaneçam no território de Gaza, afirma o grupo no documento.
Na segunda-feira, um porta-voz do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, destacou que Biden apresentou apenas um esboço “parcial” do acordo de cessar-fogo que foi oferecido por Israel ao Hamas.