Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Há 43 anos, outro avião caiu no mesmo rio de Washington deixando 78 mortos

    Investigação na época conclui que uma das causas do acidente foi o excesso de gelo e neve nas asas e no motor da aeronave

    Karina Tsuida CNN

    A colisão aérea entre um avião de passageiros e um helicóptero militar em Washington D.C. na quarta-feira (29) à noite não é o primeiro desastre aéreo que aconteceu no rio Potomac, na capital americana.

    Em 13 de janeiro de 1982, o voo 90 da Air Florida se chocou contra o complexo de pontes 14th Street Bridge logo após a decolagem. Em seguida, a aeronave caiu no rio que estava coberto de gelo.

    O avião saiu do Aeroporto Nacional de Washington, (que hoje se chama Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington) em direção a Fort Lauderdale, no estado da Flórida.

    Na ocasião, 78 pessoas morreram e cinco passageiros a bordo sobreviveram, segundo a Administração Federal de Aviação americana.

    Quatro motoristas na ponte também morreram.

    Voo 90 da Air Florida caiu no Rio Potomac coberto de gelo logo após a decolagem em 1982 • Getty Images

    Uma investigação do National Transportation Safety Board na época determinou que o acidente foi causado por várias falhas –– incluindo o erro da tripulação em remover o excesso de gelo e neve nas asas e no motor do avião durante a operação em solo.

    A investigação responsabilizou o capitão do voo por ter continuado a decolagem mesmo depois de ter sido informado das condições desfavoráveis.

    Avião colidiu com helicóptero em Washington na quarta-feira (29) • Andrew Harnik/Getty Images

     

    Colisão entre avião e helicóptero militar nos EUA

    Uma aeronave da American Airlines com 60 passageiros e quatro tripulantes caiu no Rio Potomac após colidir com um helicóptero, nesta quarta-feira (29), perto do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington.

    O avião era o voo 5342 da American Airlines e era um jato regional PSA Airlines Bombardier CRJ700. A aeronave comercial partiu de Wichita, Kansas, na quarta-feira (29).

    Cerca de 300 socorristas estão vasculhando o Rio Potomac, onde a aeronave caiu, relatou o chefe dos bombeiros de Washington, D.C.

    Mortes foram confirmadas, afirmou uma fonte policial.

    Tópicos