Guerra da Rússia na Ucrânia pode durar anos, diz secretário-geral da Otan
Jens Stoltenberg falou que "não devemos desistir de apoiar a Ucrânia"
A guerra da Rússia na Ucrânia pode levar anos, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, a um semanário alemão, acrescentando que o fornecimento de armamento de última geração às tropas ucranianas aumentaria a chance de libertar o Região de Donbass do controle russo.
“Devemos nos preparar para o fato de que pode levar anos. Não devemos desistir de apoiar a Ucrânia“, disse Stoltenberg ao Bild am Sonntag.
“Mesmo que os custos sejam altos, não apenas pelo apoio militar, mas também pelo aumento dos preços da energia e dos alimentos.
“Espera-se que uma cúpula da Otan em Madri no final deste mês chegue a um acordo sobre um pacote de assistência para a Ucrânia que ajudará o país a passar do antigo armamento da era soviética para o equipamento padrão da Otan, disse Stoltenberg no início desta semana.
A Ucrânia prometeu neste sábado prevalecer contra Moscou enquanto lutava contra ataques russos perto de uma importante cidade do leste e vários locais foram atacados por bombas e mísseis.
As forças russas foram derrotadas em uma tentativa de invadir a capital da Ucrânia, Kiev, em março. Desde então, a Rússia voltou a se concentrar na região de Donbass, na parte leste da Ucrânia.