Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Grupo de pessoas com deficiência intelectual produz velas para tropas ucranianas

    Nadiia Mayorova, gerente de Rodyna, disse à CNN que a fabricação de velas é uma atividade popular no centro de reabilitação

    Ivana KottasováYulia Kesaievada CNN

    Enquanto a Ucrânia marca o primeiro aniversário da invasão russa, milhões de ucranianos estão ativamente envolvidos nos esforços para derrotar o inimigo.

    Em um centro de reabilitação administrado pela Rodyna, uma Organização Não-Governamental (ONG) com sede em Kiev que trabalha com pessoas com deficiência intelectual, todos estavam ocupados trabalhando na tarde de terça-feira (21).

    A tarefa do dia: velas de trincheira. O grupo juntou-se a milhares de pessoas em todo o país na elaboração dessas velas improvisadas a partir de latas vazias.

    Serhiy, 38, e Zhenia, 32, estavam pacientemente cortando tiras longas e finas de papelão, enrolando-as e colocando-as nas latas. Inna, 35, sentou-se ao lado deles, observando e ajudando a enrolar o papel.

    Depois que todos os recipientes estivessem cheios de papelão, eles seriam enchidos até a borda com cera derretida e deixados de lado para esfriar.

    As velas improvisadas duram horas, produzindo luz e calor enquanto queimam.

    Prepará-los tornou-se um passatempo favorito – e extremamente útil – para milhares de pessoas em todo o país, semelhante à iniciativa do ano passado de fazer coquetéis molotov para os postos de controle militar. Existem pontos de recolha de latas vazias em muitos edifícios residenciais em Kiev.

    Nadiia Mayorova, gerente de Rodyna, disse à CNN que a fabricação de velas é uma atividade popular no centro. É uma boa terapia, porque permite que os clientes aprendam novas habilidades e pratiquem suas habilidades motoras – ao mesmo tempo em que realizam uma tarefa genuinamente útil.

    Tópicos