Greenpeace expõe estátuas de gelo de Trump e Bolsonaro em protesto pelo clima
Grupo de ativismo ambiental afirma em redes sociais que os líderes são "vilões do clima"
“Estes são vilões do clima e da biodiversidade!”, afirma a postagem feita pelo Greenpeace na sua página do Instagram, que mostra duas estátuas de gelo expostas em Nova York, uma de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e outra de Jair Bolsonaro, presidente do Brasil.
Esta quarta-feira (30) foi o dia escolhido para o protesto pois a Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Biodiversidade aconteceu neste dia na cidade americana.
De acordo com o Greenpeace, “a ação é um protesto contra as políticas anti ambientais adotadas por esses governos, que alimentam ativamente o colapso da biodiversidade e a crise do clima”.
Jair Bolsonaro discursou na Cúpula, e respondeu à polêmica internacional sobre a Amazônia. “Recordo que a convenção sobre a biodiversidade consagra o direito soberano dos Estados de explorarem seus recursos nacionais em conformidade com suas políticas ambientais, e é exatamente isso que pretendemos fazer com a enorme riqueza que existe no território brasileiro”, disse ele.
Leia também:
‘Rechaço cobiça internacional sobre Amazônia’, diz Bolsonaro em cúpula da ONU
Bolsonaro responde sobre preservação da Amazônia: ‘lamentável, sr. Joe Biden’
Em 18 anos, Amazônia perdeu 269 mil km², indica estudo
A declaração vem depois de diversas críticas de líderes e organizações de todo o mundo, principalmente da Europa. O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a mencionar a degradação da floresta amazônica no debate contra seu adversário na terça-feira (29).
Donald Trump também possui um histórico de polêmicas com a questão ambiental, principalmente em relação à saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, um tratado internacional que regula medidas ambientais.
Na postagem, a organização de ativismo ambiental também afirmou: “Enquanto líderes se reúnem para discutir a proteção da natureza, nós estamos protestando contra governos que trabalham na direção oposta, ou seja, pela extinção da natureza”.
Leia o texto da postagem na íntegra:
Estes governos são vilões do clima e da biodiversidade! As esculturas de @jairmessiasbolsonaro e @realdonaldtrump estão expostas em Nova York, durante a Cúpula da Onu sobre Biodiversidade que acontece hoje (30).
A ação é um protesto contra as políticas antiambientais adotadas por esses governos, que alimentam ativamente o colapso da biodiversidade e a crise do clima.
Os Estados Unidos da América e o Brasil estão entre as nações de maior biodiversidade do planeta. No entanto, os presidentes de ambas as nações estão promovendo ativamente uma agenda anti-ambiental, alimentando a crise da biodiversidade e ameaçando os direitos dos povos indígenas.
Enquanto líderes se reúnem para discutir a proteção da natureza, nós estamos protestando contra governos que trabalham na direção oposta, ou seja pela extinçãoo da natureza. #BrasilEmChamas #Li´deresDaExtinção #ProjetaOsOceanos
(*sob supervisão de Luiz Raatz)