Governo Trump suspende processamento de alguns pedidos de green card
Autorização concede ao titular benefícios importantes, como a possibilidade de viver e trabalhar legal e permanentemente nos EUA


O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos disse que pausou o processamento de alguns “green cards” — autorizações para permanência legal no país –, para fazer verificação adicionais.
O green card concede ao titular benefícios importantes, como a possibilidade de viver e trabalhar legal e permanentemente nos EUA. Um porta-voz do departamento afirmou à CNN que alguns pedidos de green card que ficarão pausados são solicitados por meio do processo de “ajuste de status”.
“Para identificar melhor fraudes, [questões de] segurança pública ou questões de segurança nacional, o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos está temporariamente pausando a conclusão de certos pedidos de Ajuste de Status enquanto aguarda exames e verificações adicionais”, disse o porta-voz da pasta.
De acordo com o Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, o ajuste de status é um processo usado para solicitar um green card por indivíduos que estão no país legalmente e são elegíveis em certas categorias, incluindo trabalhadores estrangeiros e familiares, bem como refugiados e asilados.
A medida para pausar o processo é parte da campanha do governo americano para conter a migração para o país.
O porta-voz do Departamento de Segurança Interna indicou que essa medida “está em linha” com uma ordem executiva e uma ação presidencial que Trump emitiu no primeiro dia de seu segundo mandato.
A CBS News relatou o caso em primeira mão.