Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Itamaraty dá aval e Bolsonaro reconhece Biden como presidente dos EUA

    Jair Bolsonaro transmitiu mensagem ao Presidente-Eleito Joe Biden após o anúncio dos resultados da votação no Colégio Eleitoral dos EUA

    Caio Junqueira e Leandro Magalhães , Da CNN, em São Paulo e em Brasília



     

    O Palácio Itamaraty deu aval e o presidente Jair Bolsonaro determinou que o governo brasileiro reconheça a vitória de Joe Biden nas eleições americanas.

    Em nota, o presidente brasileiro reconheceu a vitória de Biden nas eleições dos Estados Unidos. Veja a mensagem:

    “Cumprimentos do Presidente Jair Bolsonaro ao Presidente-Eleito dos EUA Joe Biden

    O Presidente Jair Bolsonaro transmite a seguinte mensagem ao Presidente-Eleito Joe Biden após o anúncio dos resultados da votação no Colégio Eleitoral dos EUA:

    – Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo “a terra dos livres e o lar dos corajosos”.

    – Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.

    Leia também:

    Colégio eleitoral oficializa Joe Biden como presidente eleito dos EUA

    ‘É hora de virar a página e curar a nação’, diz Biden em discurso inicial

    Putin parabeniza Biden por vitória nos EUA: ‘Estou pronto para cooperar’

    O presidente brasileiro também postou a mensagem em seu Twitter.

    A avaliação na diplomacia brasileira foi a de que, com a vitória de Biden no colégio eleitoral e a conclusão da judicialização promovida por Donald Trump –com resultado negativo para ele— era inevitável o reconhecimento.

    Junto com o reconhecimento, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, já determinou à Embaixada do Brasil nos Estados Unidos que comece a reconstrução de pontes com o governo americano. O motivo é que chegaram a ele informações de que os democratas passaram de uma situação de incômodo com o não-reconhecimento para um estágio de indiferença com o governo brasileiro.

    Tópicos