Governadora e prefeito de Nova York declaram estado de emergência por varíola dos macacos
Estado tem mais de 1.380 casos confirmados, de acordo com o departamento estadual de saúde
A governadora do Estado de Nova York, Kathy Hochul, declarou na sexta-feira (29) estado de emergência por causa da propagação contínua da varíola dos macacos. Na noite deste sábado (30) o prefeito de Nova York, Eric Adams, também declarou emergência em saúde pública na cidade
“Estou declarando uma emergência estadual de desastre para fortalecer nossos esforços contínuos para enfrentar o surto de varíola dos macacos”, escreveu Hochul no Twitter.
Na noite deste sábado (30) o prefeito de Nova York, Eric Adams, também declarou emergência em saúde pública na cidade.
Today, we are declaring monkeypox a public health emergency in New York City.
Read my full statement: https://t.co/5qGG4gVYEN pic.twitter.com/1e2Pd95b44
— Mayor Eric Adams (@NYCMayor) July 30, 2022
“A cidade de Nova York é atualmente o epicentro do surto, e estimamos que aproximadamente 150 mil nova-iorquinos podem estar em risco de exposição à varíola dos macacos. Continuaremos a trabalhar com nossos parceiros federais para garantir mais doses [de vacinas] assim que estiverem disponíveis. Este surto deve ser enfrentado com urgência, ação e recursos”, afirmou Adams.
O Estado de Nova York também registra impacto desproporcional nos grupos de risco.
Em 29 de julho, o Estado de Nova York tinha um total de 1.383 casos confirmados, de acordo com o departamento estadual de saúde.
Brasil e Espanha relataram as primeiras mortes relacionadas à doença fora da África nesta semana.
A Organização Mundial da Saúde declarou na semana passada emergência global de saúde, seu nível mais alto de alerta, sobre o surto de varíola dos macacos.