Gaza: Catar confirma progresso em cessar-fogo e prepara próxima fase
Majed Al-Ansari afirmou que, apesar de pequenos atrasos, nenhum problema interrompeu o avanço do acordo


O Ministério das Relações Exteriores do Catar anunciou na segunda-feira (27) que a primeira fase do acordo de cessar-fogo de Gaza está sendo implementada conforme o planejado e que o país está se preparando para a segunda fase das negociações.
Falando em uma coletiva de imprensa em Doha, o porta-voz do ministério Majed Al-Ansari observou que, embora pequenos atrasos na comunicação tenham ocorrido devido à complexa situação em Gaza, nenhum problema significativo interrompeu o progresso do acordo.
“Sabemos que até agora a implementação está indo conforme o planejado. Então, esperamos que isso continue em Gaza, independentemente de qualquer tipo de postura política de ambos os lados”, declarou ele.
“O Catar está se preparando para a segunda fase das negociações, que devem começar nos próximos dias”, continuou Al-Ansari. “A segunda etapa entre está programada para começar no 16º dia após o início da primeira fase. O Catar, um mediador-chave no conflito, está trabalhando ativamente para garantir que as negociações prossigam sem problemas.”
Al-Ansari também abordou a proposta recente do presidente dos EUA, Donald Trump, de “limpar” a Faixa de Gaza e mover os palestinos para países vizinhos. Ele reiterou o apoio inabalável do Catar ao povo palestino. O Catar tem defendido consistentemente o estabelecimento de um Estado palestino independente com Jerusalém Oriental como sua capital, solidário com a causa palestina, afirmou ele.
“Nossa posição sempre foi clara sobre a necessidade do povo palestino receber suas linhas de vida e que a solução de dois estados é o único caminho a seguir para resolver a questão palestina. Sempre estivemos com os palestinos”, reiterou o porta-voz.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) disse na terça-feira (28) que depois que o Exército israelense se retirou das duas principais estradas em Gaza cobertas pelo Corredor Netzarim, estima-se que mais de 376 mil moradores de Gaza retornaram para suas casas no norte do território.
Desde as 7h de segunda-feira, o Exército israelense permitiu que as pessoas na Faixa de Gaza voltassem a pé para o norte do território pela rodovia costeira, Al-Rashid Street. A partir das 9h do mesmo dia, as Forças de Defesa de Israel autorizaram que carros e outros veículos retornassem ao norte de Gaza pela Rua Salah al-Din após passarem por verificações de segurança.