Gatos causaram mais de 100 incêndios em casas nos últimos 3 anos na Coreia do Sul
Segundo autoridades da capital Seul, os animais foram responsáveis por um total de 107 incêndios domésticos entre janeiro de 2019 e novembro deste ano
Proprietários de animais de estimação na Coreia do Sul foram advertidos a tomarem cuidado depois que mais de 100 incêndios foram iniciados por gatos nos últimos três anos, de acordo com bombeiros na capital Seul.
Acredita-se que os gatos iniciaram os incêndios ligando fogões elétricos, disse o departamento. Os gatos podem ligar fogões elétricos pulando em botões sensíveis ao toque e, uma vez superaquecidos, os aparelhos podem pegar fogo.
Quatro pessoas ficaram feridas nos incêndios, dos quais pouco mais da metade começou enquanto os donos de animais estavam fora, acrescentou o comunicado.
“Incêndios relacionados a gatos continuam ocorrendo recentemente”, disse Chung Gyo-chul, um funcionário do departamento. “Aconselhamos as famílias com animais de estimação a prestar atenção extra, pois o fogo pode se espalhar amplamente quando não há ninguém em casa.”
O departamento também aconselhou os donos dos animais a retirarem objetos inflamáveis, como toalhas de papel, do fogão. As autoridades sugeriram a utilização de fogões elétricos com função de trava automática para evitar o risco de incêndios.
De acordo com o departamento, os incêndios domésticos relacionados com animais de estimação estão aumentando em Seul.
Entre janeiro e setembro de 2019, ocorreram 31 incêndios — um aumento significativo de apenas oito em 2016. A maioria destes acidentes foi causada por gatos, acrescentou. E o problema não se limita à Coreia do Sul.
De acordo com a American Humane Association, animais de estimação são responsáveis por cerca de 1.000 incêndios domésticos nos Estados Unidos todos os anos.
A associação incentiva os proprietários a colocar tampas ou remover os botões do fogão como medida de segurança e diz que os proprietários devem desencorajar seus animais de estimação de interagir com o fogão.