Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gabinete de segurança de Israel aprova expandir operação em Rafah, diz autoridade

    Medida autoriza que o gabinete de guerra tome decisões sem o consultar, mas não indica expansão iminente nas ações miliares

    Tropas de artilharia israelenses estacionadas na fronteira de Rafah lançam ataque ao sul da Faixa de Gaza
    Tropas de artilharia israelenses estacionadas na fronteira de Rafah lançam ataque ao sul da Faixa de Gaza 8 de maio de 2024 Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

    Jeremy Diamondda CNN

    O gabinete de segurança de Israel aprovou a “expansão da área de operação” na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, na noite de quinta-feira (9), disse uma autoridade israelense.

    Isso acontece após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ameaçar reter o envio de algumas armas se Israel realizar uma grande ofensiva na cidade.

    Essa aprovação é uma forma de o gabinete expressar apoio à expansão das operações militares em Rafah e autoriza o gabinete de guerra israelense a continuar tomando decisões militares no país sem outras consultas ao gabinete de segurança.

    Ainda assim, a medida não é uma indicação de uma expansão iminente das operações militares israelenses na cidade.

    Biden alertou na quarta-feira (8), em entrevista exclusiva à CNN, que interromperá o envio de algumas armas americanas para Israel se o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ordenar uma “grande invasão” à cidade de Rafah.

    Além disso, o presidente reconheceu que civis na Faixa de Gaza morreram pelo uso de armas dos EUA por Israel.

    Veja imagens de civis fugindo de Rafah: