Furacão Orlene passa categoria 3 enquanto se dirige para o oeste do México
Foram registrados ventos máximos sustentados de 185 km/h


O furacão Orlene de categoria 3, que se intensifica rapidamente, está se aproximando do oeste do México, onde deve causar inundações com riscos à vida, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.
Com ventos máximos sustentados de 185 km/h, o furacão estava se movendo para o norte a 8 km/h na manhã deste domingo (2), cerca de 329 quilômetros ao sul de Las Islas Marias, no México, informou o centro.
Orlene deve chegar à costa do México continental na segunda ou segunda-feira (3) à noite, chegando ao sul de Mazatlán, Sinaloa, onde as inundações repentinas com risco de morte são uma preocupação, de acordo com a agência mexicana Conagua.
As condições de furacão são esperadas até domingo à noite em Islas Marias, com condições de tempestade tropical começando no início do dia.
A velocidade do vento de Orlene aumentou 56 km/h em um período de 12 horas, disseram os meteorologistas.
“Algum fortalecimento adicional está previsto para esta manhã, seguido por um enfraquecimento a partir de hoje e continuando até a chegada ao solo”, declarou o centro de furacões.
Espera-se que a tempestade produza fortes chuvas, o que pode levar a inundações e deslizamentos de terra no oeste do México. Colima, Jalisco, Nayarit e Sinaloa podem ver quase 150 milímetros de chuva de domingo a segunda-feira.
Ventos fortes entre 59 e 69 km/h e alturas de ondas de 2 a 4 metros também são uma ameaça.
Um alerta de furacão está em vigor para Las Islas Marias e a costa do México continental, de San Blas a Mazatlán; de Playa Perula a San Blas; e de Mazatlán a Bahia Tempehuaya, incluindo a cidade de Puerto Vallarta.
Já um alerta de tempestade tropical está em vigor para a costa do México continental, de Playa Perula a San Blas. Um alerta de tempestade tropical está em vigor para a costa do México continental, de Manzanillo a Playa Perula.
Os moradores no caminho do furacão estão sendo aconselhados a tomar precauções extremas devido ao potencial de inundações com risco de vida, vento e correntes perigosas.
Orlene está se aproximando do México apenas algumas semanas depois que o furacão Kay atingiu o país, ao longo da costa oeste da península central da Baixa Califórnia, como um furacão de categoria 1.