Furacão Milton: Quedas de energia impactam serviços regionais de Tampa, na Flórida
Empresa pede que moradores de Tampa racionem o uso de água
Com mais de 400 mil clientes sem energia no condado de Hillsborough, Flórida, tudo, desde o abastecimento de água local até as linhas telefônicas da polícia, foi afetado.
A Tampa Bay Water – empresa de saneamento da região – está pedindo para os moradores racionarem imediatamente o uso de água. Isso porque, o abastecimento de água da região e algumas estações de bombeamento estão sofrendo com quedas de energia causadas pelo Furacão Milton.
“Estamos operando instalações críticas com energia de gerador, mas precisamos da sua ajuda para manter o abastecimento de água nos condados de Hillsborough, Pasco e Pinellas e nas cidades de New Port Richey e São Petersburgo”, disse Tampa Bay Water em uma postagem no X na manhã de quinta-feira.
Please limit water use immediately due to power outages from #HurricaneMilton. We’re running critical facilities on generator power but need your help to maintain water supply to Hillsborough, Pasco and Pinellas counties, and cities of New Port Richey and St. Petersburg. pic.twitter.com/ouA3JvTBiK
— Tampa Bay Water (@TampaBayWater) October 10, 2024
A empresa afirmou que pode não conseguir restaurar a energia enquanto ainda for possível sentir os impactos do Furacão Milton. Na nota, eles voltaram a pedir para os usuários limitarem o uso de água até o retorno total.
Enquanto isso, o Gabinete do Xerife do Condado de Hillsborough disse que sua linha “não emergencial” está desligada devido a uma queda de energia. Os residentes do condado devem ligar para o 911 em caso de emergências enquanto trabalham para colocar a linha novamente em funcionamento, disse o escritório.
Estado sem luz
Os fortes ventos do Furacão Milton tiraram a energia de milhares de pessoas ao redor da Flórida. Mais de 2 milhões de casas e comércios no estado estão sem luz, segundo o site PowerOutage.us.
As interrupções de energia continuam crescendo após o Furacão Milton tocar o solo do estado. Hoje, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o Milton parece ser “a tempestade do século”. E pediu para que os moradores da região saiam de suas casas.
O que está acontecendo agora:
- Um considerável alerta de inundação repentina foi emitido para quase 2 milhões de pessoas e inclui Tampa, St. Petersburg e Clearwater. Em Tampa, cerca de 15 cm de chuva já caíram, com até 20 cm a mais previstas para as próximas horas. Drenos, esgotos e canais estão começando a transbordar, empurrando água para as ruas, informou Brian Todd da CNN.
- Uma rajada de vento de 160 km/h foi relatada em uma estação meteorológica em Egmont Channel, na foz da Baía de Tampa, disse o centro de furacões.
- Há “múltiplas fatalidades” no Condado de St. Lucie, na costa atlântica do estado, depois que tornados atingiram a área, relata a afiliada da CNN WPTV.
Intensificação rápida quase sem precedentes
O furacão Milton se intensificou rapidamente em um nível quase sem precedentes, chegando à categoria 5 devido ao recorde de calor nas águas do Golfo do México.
Essa chegou a ser considerada a tempestade mais forte do planeta em 2024, com ventos sustentados de 281 km/h.
Recentemente, o furacão Helene atingiu a costa do Golfo da Flórida como uma tempestade e chegou à região de pântanos como furacão de categoria 4.
As autoridades estão pedindo aos moradores — ainda em recuperação pelos danos do Helene — que se retirem ou se preparem para outra tempestade com risco de morte.