Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa alerta em autoridades e população
Dois aeroportos fecharão nesta terça-feira (2) à noite
- 1 de 8
Furacão Beryl atingiu a Categoria 5, classificação mais grave do Centro de Furacões dos Estados Unidos. • CNN Newsource
- 2 de 8
Pelo menos uma pessoa morreu em São Vicente e Granadinas. • CNN Newsource
- 3 de 8
Centenas de casas e prédios ficaram destruídos. • CNN Newsource
-
- 4 de 8
Beryl é o primeiro furacão da temporada no Atlântico. Meteorologistas alertaram que temporada deve ser muito ativa. • CNN Newsource
- 5 de 8
Furacão avança em direção à Jamaica, deve tocar o solo na quarta-feira (3). • CNN Newsource
- 6 de 8
Caribe, América Central e México estão em alerta para o furacão Beryl. • CNN Newsource
-
- 7 de 8
Meteorologistas alertam para aumento do nível das águas por causa do furacão. • CNN Newsource
- 8 de 8
Ventos fortes ultrapassaram 250 km/h. • CNN Newsource
O furacão Beryl agora é uma tempestade perigosa de categoria 4 e deve levar ventos fortes e tempestade para a Jamaica nesta quarta-feira (3), de acordo com uma atualização do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Dois aeroportos principais na Jamaica fecharão nesta terça-feira à noite devido à ameaça da tempestade.
O Aeroporto Internacional Sangster, em Montego Bay, o maior do país, fechará temporariamente às 23h59, horário local, e permanecerá assim durante toda a quarta-feira para garantir a segurança, de acordo com um comunicado à imprensa do aeroporto.
Uma avaliação abrangente será realizada após o furacão para determinar quando será seguro retomar as operações, destaca o comunicado.
O Aeroporto Internacional Norman Manley, na capital do país, Kingston, fechará às 22h, horário local, nesta terça-feira à noite.
Na quinta-feira (4), ele deve atingir as Ilhas Cayman, onde um alerta de furacão já foi emitido.
Jamaica se prepara para impactos severos
Enquanto o furacão Berly avança em direção à Jamaica, a ilha caribenha ativou protocolos sob sua Lei de Gestão de Risco de Desastres na noite de segunda-feira (1°).
O Serviço Meteorológico jamaicano emitiu um “alerta de furacão” na noite de segunda. Ventos com força de tempestade tropical são esperados nesta quarta-feira (3).
As medidas de emergência aprovadas pelo gabinete “concedem autoridade adicional para coordenar e executar uma série de atividades de resposta a emergências”, disse um comunicado do governo na segunda-feira (1).
“Ao invocar a Lei de Gestão de Risco de Desastres, estamos assumindo uma postura proativa para preparar e proteger a nossa nação contra quaisquer ameaças potenciais representadas por Beryl”, afirmou o primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, após o anúncio.
“A máquina do governo foi mobilizada e estamos prontos para responder a qualquer eventualidade. Vamos enfrentar esta tempestade juntos”, destacou.
Ainda que o furacão Beryl possa começar a enfraquecer na tarde desta terça-feira (2), é esperado que sua intensidade permaneça próxima à de furacão grande enquanto ele se move rapidamente para o Caribe central.