Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Funeral de Navalny tem primeira pessoa presa, segundo grupo de direitos humanos

    Outras 22 pessoas foram detidas ainda quando tentavam sair de suas casas para comparecer ao funeral, segundo o OVD-Info

    Autoridades carregam caixão de Alexei Navalny em seu funeral, em Moscou, em 1º de março de 2024.
    Autoridades carregam caixão de Alexei Navalny em seu funeral, em Moscou, em 1º de março de 2024. Stringer/Anadolu via Getty Images

    Anna Chernovada CNN

    Pelo menos uma pessoa foi presa no funeral do opositor russo Alexei Navalny, informou o grupo de monitoramento de direitos humanos OVD-Info, nesta sexta-feira (1º).

    Outras 22 pessoas foram detidas ainda quando tentavam sair de suas casas para comparecer ao funeral, segundo o OVD-Info.

    A CNN não conseguiu verificar de forma independente essas informações e as autoridades russas não divulgaram informações adicionais.

    Multidões de pessoas se reuniram em uma igreja de Moscou para o funeral do proeminente opositor russo Alexei Navalny, apesar da forte presença policial e da ameaça de detenção, informou uma equipe da CNN no local.

    Navalny, o adversário mais formidável do presidente russo Vladimir Putin, morreu aos 47 anos numa prisão no Ártico, em 16 de fevereiro, provocando a condenação dos líderes mundiais e acusações de assassinato.

    O Kremlin negou qualquer envolvimento na morte.

    A equipe de Navalny encontrou dificuldades para recuperar seu corpo das autoridades russas e contratar um local para seu funeral, que começou às 14h, horário local (8h, horário de Brasília), nesta sexta-feira (1º), na Igreja do Ícone da Mãe de Deus, no distrito de Maryino, em Moscou, onde o crítico do Kremlin viveu.

    Ele foi enterrado no Cemitério Borisov.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original