França vai perder mais um ano, diz Le Pen sobre resultado na eleição
Grupo da líder da ultradireita foi derrotado pela coalizão de esquerda, mas conquistou novas cadeiras no Parlamento


A líder francesa da ultradireita, Marine Le Pen, disse no domingo (7) que a França “perdeu mais um ano” para reduzir a imigração, a insegurança e discutir o poder de compra, depois que seu partido, o Reunião Nacional (RN), sofreu uma virada contra rivais de esquerda nas eleições legislativas.
As projeções das pesquisas, com base nos primeiros resultados, mostraram o RN chegando em terceiro lugar, atrás da coalizão de esquerda da Nova Frente Popular (NFP) e do campo centrista de Macron, embora o RN tenha liderado as pesquisas até a votação deste domingo (7).
“O atoleiro sobre o qual avisei tornou-se realidade. A França será totalmente bloqueada com três grupos que têm mais ou menos a mesma influência na Assembleia Nacional”, disse Le Pen a jornalistas.
Os resultados de domingo também foram um golpe para o presidente centrista Emmanuel Macron, que convocou a eleição depois que seu grupo foi derrotado na eleição para o Parlamento Europeu no mês passado.
A eleição deixará o parlamento francês dividido em três grandes grupos – a esquerda, os centristas e a extrema direita, com plataformas extremamente diferentes e nenhuma tradição de trabalhar juntos.