Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Baleia beluga encontrada no rio Sena será transferida para tanque de água salgada

    Objetivo é nutrir o animal e recuperar a sua saúde antes de iniciar a transferência de volta ao mar

    As águas frias do Ártico são mais adequadas para as baleias belugas
    As águas frias do Ártico são mais adequadas para as baleias belugas Rafael Elias/Getty Images

    Clotaire AchiGeert De ClercqIngrid Melanderda Reuters

    em Paris

    Uma baleia beluga que está presa há dias no rio Sena, na França, será transferida para um tanque de água salgada nesta terça-feira (9) para verificações de saúde e cuidados, disse uma das organizações envolvidas em seu resgate.

    A beluga, que normalmente vive em águas árticas ou subárticas, entrou no rio na semana passada e nadou quase a meio caminho de Paris.

    Agora, o animal está confinado na eclusa de um navio, recebendo vitaminas e antibióticos.

    “Hoje é um grande dia para a beluga e para todos os envolvidos em seu resgate”, afirmou a Sea Shepherd France em suas redes sociais

    “Ela será retirada da água e levada para uma piscina de água salgada onde será colocado sob vigilância e receberá tratamento, na esperança de que sua saúde seja recuperada. Ela, então, será lançada no mar, com a esperança de uma melhor chance de sobrevivência”, explicou a instituição.

    Na segunda-feira (8), autoridades francesas informaram que estavam considerando transportar o animal imediatamente de volta ao mar. A outra possibilidade estudada era mantê-lo por mais tempo em um tanque de água salgada para nutri-lo e recuperar a sua saúde antes da transferência.

    “Nosso objetivo é proteger esse animal, então precisamos estudar como fazer esse transporte e evitar erros. Vai ser difícil, mas nosso objetivo é que ela chegue ao mar”, disse a oficial da região de L’Eure, Isabelle Dorliat-Pouzet.

    Imagens de drones mostraram a baleia branca em busca de ar enquanto gira em círculos lentos na eclusa logo abaixo da superfície da água.

    “O bom senso ditaria que eles soltassem o animal, mas ele parece estar ficando cada vez mais fraco”, considerou Marie-France Vigreux, de 75 anos, moradora próxima ao rio.

    Não ficou claro o porquê da baleia ter se afastado tanto de seu habitat natural.

    No final de maio, uma orca gravemente doente nadou dezenas de quilômetros rio acima e morreu de causas naturais depois que as tentativas de guiá-la de volta ao mar falharam.

    Em setembro de 2018, uma baleia beluga foi vista no rio Tâmisa, perto de Gravesend, por alguns dias, no que era então o avistamento mais ao sul de uma beluga nas costas britânicas.