Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    França busca resolução do Conselho de Segurança da ONU para monitorar trégua em Gaza

    Texto precisa de pelo menos 9 votos a favor e nenhum veto dos outros quatro integrantes permanentes

    O representante da Rússia nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, fala com o embaixador francês na ONU, Nicolas de Riviere, após reunião do Conselho de Segurança na sede da ONU na cidade de Nova York, EUA
    O representante da Rússia nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, fala com o embaixador francês na ONU, Nicolas de Riviere, após reunião do Conselho de Segurança na sede da ONU na cidade de Nova York, EUA 25/03/2024REUTERS/Andrew Kelly

    Reuters

    A França propôs nesta segunda-feira (1) um projeto de resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que busca opções para um possível monitoramento pela ONU de um cessar-fogo na Faixa de Gaza e propostas para ajudar a Autoridade Palestina a assumir responsabilidades.

    “É um projeto ambicioso. Levará tempo”, disse o embaixador francês da ONU, Nicolas de Riviere, sobre o texto, que precisará de pelo menos 9 votos a favor e nenhum veto dos outros quatro membros permanentes: Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e China.

    Visto pela Reuters, projeto de resolução também pede um cessar-fogo imediato entre Israel e os militantes palestinos do Hamas em Gaza e exige a libertação imediata e incondicional de todos os reféns ainda mantidos em Gaza pelo Hamas e outros.

    Os Estados Unidos, aliados de Israel, se abstiveram de uma votação no mês passado para permitir que o conselho de 15 membros exigisse um cessar-fogo imediato durante o mês de jejum muçulmano do Ramadã, que termina na próxima semana, e a libertação imediata e incondicional de todos os reféns. Isso não foi implementado pelas partes em conflito.

    Uma trégua, incluindo a libertação de alguns reféns, ocorreu pela última vez em novembro.