Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fortes tempestades e tornados deixam ao menos 6 mortos no sul dos EUA

    Relatórios apontam que 23 tornados foram registrados nos estados do Mississippi, Alabama e Geórgia

    Jason Hanna and Mallika Kallingal, da CNN

    Fortes tempestades e tornados devastaram partes da região sul dos Estados Unidos na noite de quinta-feira (25) e na manhã desta sexta-feira (26), matando pelo menos cinco pessoas no Alabama e uma na Geórgia.

    Nesses dois estados, os tornados causaram cenas devastadoras como casas e empresas destruídas e ruas e pátios repletos de destroços mutilados.

    Um dos últimos tornados atingiu a cidade de Newnan, no oeste da Geórgia, na manhã de sexta-feira, informou o serviço de meteorologia, destruindo telhados, árvores e postes.

    Bombeiros foram de porta em porta na cidade de cerca de 40.000 pessoas a sudoeste de Atlanta e ajudaram várias pessoas depois que árvores caíram sobre suas casas, relatou uma equipe da CNN.

    [cnn_galeria id_galeria=”309847″ title_galeria=”Fortes tempestades e tornados deixam ao menos 6 mortos no sul dos EUA”/]

    As tempestades mataram pelo menos uma pessoa no condado de Coweta, em Newnan, disse o chefe dos bombeiros Deron Patrick Wilson. Galhos, metais e outros objetos foram espalhados pelas estradas e campos dea cidade.

    “Essa coisa é inacreditável. Eu penso sobre esse tipo de coisa quando você olha para o meio-oeste, Oklahoma. Acho que você verá o mesmo tipo de dano aqui”, disse Wilson.

    As sirenes em Newnan deram às pessoas cerca de 15 a 20 minutos de aviso antes de o tornado atingir o condado, disseram moradores à CNN.

    Na noite de quinta-feira (25), houve relatos de pelo menos cinco mortos e dezenas de feridos no condado de Calhoun, no Alabama, após a passagem de um tornado, disse o xerife Matthew Wade à CNN.

    A cidade de Pelham, também no Alabama, sofreu danos em cerca de 60 casas, disse o chefe dos bombeiros Michael Reid.

    “Também estamos muito gratos porque, de todos os estragos, ninguém ficou ferido”, disse a gerente do Pelham City, Gretchen DiFante. “Estamos muito gratos por isso esta noite.”

    Ao todo, 23 relatórios de tornado foram formados – um no Mississippi; 17 no Alabama; e cinco na Geórgia, informou o serviço meteorológico. Equipes do serviço de meteorologia vão inspecionar as áreas para confirmar quais foram atingidas por tornados.

    Cerca de 38.000 residências e empresas ficaram sem energia no Alabama e na Geórgia na manhã de sexta-feira (26), de acordo com o rastreador PowerOutage.us.

    Ao norte, milhares de clientes ficaram sem eletricidade – incluindo mais de 135.000 residências e empresas em Ohio – depois que fortes ventos do mesmo sistema atingiram vários estados.

    Pelo menos cinco mortos no Alabama

    No condado de Calhoun, no Alabama, a leste de Birmingham, cinco pessoas morreram em fortes tempestades no início da noite de quinta-feira, disseram as autoridades.

    Isso inclui quatro adultos – três da mesma família e um homem em uma casa móvel – na cidade de Ohatchee, disse o coronel Pat Brown do condado de Calhoun. Acredita-se que um tornado tenha atingido a cidade, deixando “danos substanciais a propriedades e casas”, disse o serviço meteorológico.

    A quinta pessoa a morrer foi uma mulher em Wellington, cerca de 16 quilômetros a leste de Ohatchee, disse o legista.

    Na cidade de Pelham, no Alabama, no condado de Shelby, ao sul de Birmingham, Cesar Villaseñor, de 22 anos, estava em uma van com seu chefe quando foram pegos em um mau tempo.

    Eles estavam tentando se abrigar na casa de seu chefe na horas em que um ou mais tornados foram registrados na área, disse Villaseñor.

    “Estávamos literalmente a meia milha de sua casa e tudo estava claro. Do nada, começou a chover e comecei a gravar – basicamente tudo começou a ir para o inferno.”

    Em um vídeo que Villaseñor compartilhou, destroços são vistos voando pelo ar, árvores desenraizadas caem no chão e casas são danificadas.

    “Eu estava tipo, provavelmente é isso. Eu provavelmente estou morto”, disse ele. “A certa altura, a van estava tremendo muito, a ponto de eu achar que ia virar. Eu só estava tremendo. Não conseguia controlar minhas mãos.”

    Alex McNair, proprietário do Corefit Strong em Pelham, disse à CNN que sua academia foi praticamente destruída por um tornado.

    “O telhado foi levantado, tijolos foram atirados pelas janelas das portas de nossa garagem, detritos jogados dentro do ginásio, nosso sistema de ar-condicionado foi arrancado do telhado, vidro jogado em todo o ginásio, nosso piso foi destruído, junto com outro telhado e outras partes do edifício “, escreveu McNair à CNN.

    Tópicos