Fortes chuvas provocam deslizamentos de terra no Vietnã e deixam 18 desaparecidos
Desastres causados por tempestades mataram 378 pessoas no país no ano passado


Tempestades que provocaram enchentes e deslizamentos de terra no centro do Vietnã deixaram pelo menos 18 pessoas desaparecidas, além de casas destruídas e estradas danificadas, informaram as autoridades nesta quinta-feira (2).
As chuvas diminuíram, no entanto, e esforços estão em andamento para localizar os desaparecidos, disse o governo em um comunicado. Algumas rodovias nacionais e estradas interprovinciais foram parcialmente bloqueadas.
Imagens em redes sociais nos últimos dias mostram um fluxo rápido de água marrom-lama, pessoas em barcos em estradas inundadas ou andando com água na altura da cintura.
As cidades litorâneas de Phu Yen, Binh Dinh e a principal província cafeeira do Vietnã, Dak Lak, foram as mais atingidas.
As inundações inundaram quase 8 km² de campos de arroz, embora nenhum dano tenha sido relatado até agora para as fazendas.
O Vietnã é sujeito a tempestades e inundações devido ao seu longo litoral. Desastres naturais – predominantemente enchentes e deslizamentos de terra causados por tempestades – mataram 378 pessoas no ano passado.
O Centro Nacional de Meteorologia disse que há poucas chances de que as áreas propensas a inundações do país, incluindo as províncias costeiras e do norte, recebam chuvas pesadas e inundações no final deste ano.