Forte onda de calor atinge Sudoeste e Centro dos EUA
Temperaturas recordes devem ficar acima de 38°C
Uma onda de calor vai assar o sudoeste e o centro dos Estados Unidos a partir desta segunda-feira (13), quando as temperaturas recordes devem ficar acima acima de 38°C, com meteorologistas alertando as pessoas para ficarem dentro de casa e beberem bastante líquido.
Grande parte do país, que se estende do centro de Nebraska à Virgínia Ocidental, ao norte de Wisconsin e ao sul do Mississippi, verá o índice de calor aumentar da manhã de segunda-feira até o meio da semana, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.
Os moradores do meio-oeste que acordaram na segunda-feira com condições amenas do início do verão podem ver pancadas de chuva e trovoadas à tarde antes que o calor se instale.
O serviço meteorológico disse que muitas áreas devem esperar temperaturas “bem acima do normal a recordes”, uma vez que emitiu alertas de calor e excesso de calor para a região.
“Planeje com antecedência para evitar doenças relacionadas ao calor e verifique parentes e vizinhos. O calor deve diminuir no final da semana”, disse o serviço meteorológico no Twitter.
Também aconselhou as pessoas a ficarem dentro de casa, evitar atividades extenuantes e manter-se hidratadas com muitos líquidos.
O calor também deve continuar forte no sudoeste e partes do Texas, onde as temperaturas diurnas permanecerão na casa dos 37,7ºC em muitas partes da região até a noite de segunda-feira, informou o serviço meteorológico. O termômetro atingiu 45,5ºC em Phoenix no sábado (11), sendo um recorde para a data.