Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Forças russas se retiraram totalmente do norte da Ucrânia, diz Reino Unido

    Ministério da Defesa britânico avalia que Rússia deve deslocar tropas para o leste ucraniano

    Tanque de guerra russo destruído na Ucrânia
    Tanque de guerra russo destruído na Ucrânia Foto: Maximilian Clarke/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

    Henrique Andradeda CNN

    São Paulo

    As forças russas se retiraram totalmente do norte da Ucrânia e retornaram para Belarus ou para a própria Rússia, informou o Ministério de Defesa do Reino nesta sexta-feira (8). Segundo a última atualização da inteligência britânica, parte destas tropas deve ser transferida para o leste ucraniano, com foco na região de Donbas.

    O Ministério afirma que muitas destas forças exigirão reabastecimento significativo antes de se deslocarem para o leste da Ucrânia, processo que deve demorar no mínimo uma semana.

    A Rússia mantém seu foco nas cidades no leste e sul da Ucrânia, com intensos bombardeios nessas áreas, avalia a inteligência britânica. As tropas russas continuam avançando em direção ao sul da importante cidade de Izium, que permance sob controle da Rùssia.

    Nova ofensiva

    Os Estados Unidos preveem uma nova ofensiva das forças russas na Ucrânia. O eixo central do ataque seria a estrada de Kharkiv para Slavyanka. O objetivo: cercar as forças ucranianas que há anos mantém a linha de contato na área que a Rússia reconheceu como países independentes em Donetsk e Luhansk.

    O principal esforço seria criar uma concentração e força de combate que promete ser a batalha decisiva. Se os russos vencerem, conseguirão repartir a Ucrânia em dois grandes pedaços.