Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fogueira, esqui, fantasias: países celebram Páscoa de modo diferente do Brasil

    No norte da Suécia, por exemplo, o aumento da temperatura para 9ºC é motivo de festa e pessoas tomam sol nas montanhas ainda cobertas de neve

    Bruno Torquatocolaboração para a CNN

    Além do significado religioso, a Páscoa é recheada de tradições no Brasil e em outros países. Mais do que uma desculpa para os chocólatras de plantão se esbanjarem com os ovos, essa é uma época celebrada ao redor do mundo com diferentes costumes culturais.

    Se no Brasil, os ovos de chocolate lotam os supermercados e depois as casas dos brasileiros como presentes no Domingo de Páscoa, os suecos, por exemplo, ficam felizes com o que eles chamam da quinta estação do ano, a “primavera-inverno”.

    A CNN lista abaixo um pouco das curiosidades da Páscoa em outros países. Conheça:

    Austrália

    Os australianos vão além do coelho. Os ovos são um presente do “Bilby”, uma espécie de marsupial – animal típico do país – que “esconde” chocolates no quintal para as crianças encontrarem. É comum esses chocolates terem a forma do Bilby, e não do tradicional coelho.

    Publicações locais explicam que o marsupial se tornou um ícone da Páscoa depois de se tornarem uma espécie ameaçada. Eles vivem na Austrália há mais de 15 milhões de anos, mas uma leva predadores introduzidos para caça fez com que eles precisassem lutar por comida e tocas para evitar contato com predadores como raposas e gatos selvagens. 

    Suécia

    Já imaginou comemorar a Páscoa em montanhas cheias de neves sob uma temperatura que varia apenas entre 5ºC e 9ºC? Pois o engenheiro de combate a incêndio Martin Jonsson, 38 anos, mora em Östersund e contou à CNN que muitos Suecos aproveitam esse “aumento” de temperatura para celebrar a Páscoa fora de casa. 

    “Aqui no norte da Suécia temos a quinta estação chamada primavera-inverno (tradução direta da expressão springwinter usada em inglês pelos suecos). Nesse período os dias são mais longos e vão ficando mais quentes. As noites são geladas abaixo de zero grau e os dias mais quentes, normalmente entre 5ºC e 9ºC. O importante é que continuamos a ter neve e lagos cobertos pelo gelo. Acredito que a Páscoa é justamente no pico dessa temporada. As pessoas celebram esquiando, fazendo churrasco em fogueiras e tomando sol numa espécie de um buraco feito na neve”, conta.

    Mas também há ovos de Páscoa. Martin conta que os doces são muito populares e os ovos são vendidos “aos montes” para a Páscoa.

    Estados Unidos

    A forma mais comum de comemorar a Páscoa nos Estados Unidos é a “caça aos ovos”, que é esconder os ovos para as crianças encontrarem. Dentro dos ovos há muitos doces e balas. As guloseimas são tão consumidas nessa época que só perdem para as celebrações de halloween.  

    Alemanha

    A representante de suporte ao cliente Stefanie Hehl, 25 anos, mora em Marbach, na Alemanha, e contou à CNN que por lá, atualmente, não celebram a Páscoa de forma muito tradicional. 

    “Mas quando erámos crianças nossos pais e avós escondiam ovos de Páscoa e pequenos presentes no jardim. Depois, basicamente, celebramos com muita comida, sem receitas tradicionais, mas com tudo que gostamos como um churrasco ou brunch de Páscoa. Na sexta-feira servimos basicamente peixe”.

    Hehl conta ainda que muitas pessoas vão à igreja, mas não é uma regra e alguns de seus amigos aproveitam o período do ano para viajar. 

    Finlândia

    Quem não sabe da história e vai para a Finlândia na época de Páscoa pode até pensar que estão comemorando Halloween com alguns meses de antecedência. 

    Isso porque as crianças finlandesas se fantasiam para ir de casa em casa pedir doces. É nessa época em que os adultos deixam as crianças comeram chocolate pela manhã, já que normalmente doces logo cedo é algo proibido. 

     

    Tópicos