Flor-cadáver floresce em Sydney pela primeira vez em 15 anos
A planta é conhecida pelo seu mau cheiro, que se assemelha ao de um animal morto, gerando filas de milhares de visitantes


Conhecida por seu cheiro de carne podre e pútrida, uma flor-cadáver floresceu pela primeira vez em 15 anos no Royal Botanic Garden em Sydney nesta quinta-feira (23).
Cultivada na Palm House do jardim, a flor viu um grande fluxo de visitantes fazendo longas filas pelos jardins, com alguns esperando por até duas horas para dar uma olhada e tirar uma selfie com a flor rara.
“Então, o que ela está tentando fazer é atrair polinizadores. Neste caso em particular, moscas, besouros carregadores, escaravelhos, qualquer coisa que queira colocar seus ovos em um cadáver, em uma carcaça. E isso ajuda a atrair todos esses insetos e fazê-los transferir pólen de uma planta para outra”, comentou Brett Summerell, cientista-chefe do Jardim Botânico, à Reuters.
A flor tem o maior e mais fedorento espigão de flores do mundo e, uma vez aberta, floresce por apenas 24 horas, com os visitantes também querendo sentir o cheiro que envolve a flor quando ela floresce.

“Cheira um pouco como se tivesse um animal morto em casa, mas você não sabe onde ele está ou o que é. É meio que aquele cheiro de mofo morto”, disse Nicole Wyner, residente de Sydney, parada ao lado da flor.
O cientista chefe do jardim botânico de Sydney, Brett Summerell, também comentou sobre o mau cheiro que a flor exala: “Eu comparo isso a um gambá morto no telhado. Eu literalmente tive a mesma experiência desta flor florescendo e um gambá no telhado do escritório ali, e eles têm um cheiro muito parecido. Então é, é o cheiro de um animal em decomposição que imita o que cheiro que você sentiria na selva na Sumatra, de onde a flow vem.”
Segundo o Jardim Botânico, os horticultores notaram algumas semanas atrás que a flor poderia estar em estágio de floração e começaram a observá-la mais de perto.

Os visitantes estavam animados para finalmente ver e sentir o cheiro da flor, dizendo que valeu a pena esperar, apesar das longas filas. “Gostei, quero dizer, era um cheiro agradável? Não, mas foi impressionante”, disse Rebecca McGee-Collett, outra residente de Sydney.
“Definitivamente vale a pena esperar. Acho muito bom que tantas pessoas estejam interessadas em algo tão legal, porque é bem específico, mas tem muita gente aqui. Tem uma transmissão ao vivo acontecendo, tem os chats estourando. É muito legal que tantas pessoas estejam interessadas nisso.” comentou a residente Wyner.

Esta é a quinta vez que uma Corpse Flower floresce no Royal Botanic Garden Sydney, com plantas na coleção Corpse Flower florescendo anteriormente em 2010, 2008, 2004 e uma floração dupla em 2006.