Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Finlândia é o país mais feliz do mundo pelo 7º ano consecutivo; veja ranking

    De acordo com o relatório, a Noruega, a Suécia, a Alemanha, a França, o Reino Unido e a Espanha são países onde os idosos são agora significativamente mais felizes do que os jovens

    Ilze Filksda Reuters

    A Finlândia mais uma vez lidera o Relatório Mundial de Felicidade, divulgado nesta quarta-feira (20), que mede o suporte social, renda, saúde, liberdade, generosidade e ausência de corrupção para determinar a felicidade de um país.

    A Finlândia lidera a lista pelo sétimo ano consecutivo, seguida de perto pela Dinamarca e pela Islândia.

    O Brasil ficou com a 44ª colocação, ficando atrás apenas do Uruguai (26º) e Chile (38º) na Américo do Sul.

    Top 10 “países mais felizes”

    1. Finlândia
    2. Dinamarca
    3. Islândia
    4. Suécia
    5. Israel
    6. Holanda
    7. Noruega
    8. Luxemburgo
    9. Suíça
    10. Austrália

    O diretor do Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford e editor do Relatório Mundial de Felicidade, professor Jan-Emmanuel De Neve, disse que entre os fatores que contribuem para o bem-estar das pessoas está o PIB per capita, a distribuição de riqueza, um estado de bem-estar que fornece estabilidade psicológica e uma esperança de vida saudável.

    De acordo com o relatório, a Noruega, a Suécia, a Alemanha, a França, o Reino Unido e a Espanha são países onde os idosos são agora significativamente mais felizes do que os jovens, enquanto Portugal e a Grécia mostram o padrão oposto.

    A felicidade entre os jovens, com idades entre os 15 e os 24 anos, também caiu drasticamente na América do Norte, enquanto a Europa Central e Oriental registou os maiores aumentos.

    O relatório afirmava que a felicidade tinha diminuído no Oriente Médio e no Norte de África, com quedas maiores para aqueles que se encontram nos grupos de meia idade do que para os idosos e os jovens.

    O Afeganistão e o Líbano, devastados pela guerra, continuam a ser os dois países mais infelizes do relatório.

    O primeiro Relatório Mundial sobre Felicidade da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, que é uma iniciativa global das Nações Unidas, foi publicado em 2012.

    Tópicos