Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Filho de ex-ditador encaminha vitória nas eleições presidencias das Filipinas

    Com quase 100% dos votos contabilizados, Ferdinand Marcos Jr. tem mais que o dobro do segundo colocado

    Da Reuters

    Ferdinand Marcos Jr derrotou a rival Leni Robredo para se tornar o primeiro candidato na história recente a conquistar a maioria absoluta nas eleições presidenciais das Filipinas, marcando um retorno impressionante do filho do ditador deposto há décadas.

    Marcos fugiu para o exílio no Havaí com sua família durante uma revolta do “poder popular” em 1986 que encerrou o governo autocrático de 20 anos de seu pai, e serviu no Congresso e no Senado desde seu retorno às Filipinas em 1991.

    A vitória dele na eleição agora parece certa, com cerca de 98% dos votos elegíveis contabilizados em uma contagem não oficial mostrando que Marcos tem quase 31 milhões de votos, o dobro de Robredo. O resultado oficial é esperado para o fim do mês.

    “Existem milhares de vocês por aí, voluntários, grupos paralelos, líderes políticos que se juntaram a nós por causa de nossa crença em nossa mensagem de unidade”, disse o possível novo presidente em um comunicado transmitido no Facebook, ao lado da bandeira filipina.

    Embora Marcos, 64 anos, tenha feito campanha em uma plataforma de unidade, analistas políticos dizem que é improvável que sua presidência promova isso, apesar da margem de vitória.

    Muitos eleitores de Robredo estão irritados com o que consideram uma tentativa descarada da família de Marcos de usar seu domínio nas redes sociais para “reescrever” narrativas históricas de seu tempo no poder.

    Milhares de opositores do ex-ditador sofreram perseguição durante uma era brutal de lei marcial entre 1972 e 1981, e o nome da família tornou-se sinônimo de corrupção, troca de favores e vida extravagante, com bilhões de dólares de riqueza do Estado desaparecendo.

    A família Marcos negou irregularidades e muitos de seus apoiadores, blogueiros e influenciadores de redes sociais dizem que os relatos históricos são distorcidos.

    Uma grande vitória do candidato foi garantir a filha do presidente Rodrigo Duterte, Sara Duterte-Carpio, como sua companheira de chapa na vice-presidência. Ela ganhou mais de três vezes o número de votos de seu rival mais próximo e provavelmente e também ampliou o apelo de Marcos em muitas áreas.

    O grupo de direitos humanos Karapatan pediu aos filipinos que rejeitem a nova presidência, que disse ter sido construída com mentiras e desinformação “para desodorizar a imagem detestável da ditadura da família”.

    Marcos, que se esquivou de debates e entrevistas durante a campanha, recentemente elogiou seu pai como um gênio e um estadista, mas também se irritou com perguntas sobre a era da lei marcial.

    Como a contagem de votos evidenciou a vantagem da vitória de Marcos, Robredo disse a seus apoiadores que continuassem sua luta pela verdade até a próxima eleição.

    “Levou tempo para se construir as estruturas de mentiras. Temos tempo e oportunidade para combatê-las e desmontá-las”, disse ela.

    Tópicos