Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ficamos com medo de novos ataques terroristas, diz ex-combatente dos EUA

    À CNN, veterano da Guerra do Afeganistão lamentou que, diante da retomada do Talibã, povo afegão está novamente fragilizado e mundo não está reagindo a isso

    Produzido por Renata Souzada CNN

    Em São Paulo

    O veterano da Guerra do Afeganistão Alexandre Danielli disse neste sábado (11), em entrevista à CNN, que, após a retirada das tropas americanas e a retomada do país pelo Talibã, há um medo entre os norte-americanos de que novos ataques terroristas aconteçam.

    “Para nós, são várias emoções com essa saída do Afeganistão e com o 11 de Setembro, marcos que fazem com que a gente volte a ter um pouco de receio nos Estados Unidos. Como americano, a gente fica com receio dos ataques terroristas voltarem. A gente fica lembrando tudo o que passou, tudo o que a gente está vendo hoje relacionado a esta tragédia gigantesca.”

    Danielli foi enviado ao Afeganistão no governo Obama, entre 2010 e 2011. Segundo ele, a estratégia do general McChrystal foi de “ganhar corações e mentes”. Seu grupo era focado justamente nesta aproximação com a população local.

    “Eles [os afegãos] estavam sempre gratos pela segurança que a gente trazia, porque o medo do Talibã que a população local tem é muito grande. É inigualável a qualquer tipo de medo, porque o Talibã aterrorizou por anos a população afegã e eles são um povo muito frágil, um povo muito fraco. O medo está dentro da alma e do coração.”

    Erros

    À CNN, o ex-combatente fez uma análise do papel dos Estados Unidos no país e uma autocrítica. Para ele, as tropas americanas não conseguiram passar alguns valores ao povo afegão, como o patriotismo, por exemplo.

    “Hoje eu penso, até conversando com outros colegas veteranos de guerra, a gente conseguiu treinar um exército afegão, conseguiu ensinar táticas, mas a gente não soube, talvez, ensinar autoestima ao povo afegão, não soubemos ensinar coragem, patriotismo”, afirmou.

    Na visão de Alexandre Danielli, isso tudo fica mais visível agora, com a retomada do Talibã. “Isso levou todo o povo a estar fragilizado novamente e ninguém no mundo está fazendo nada por isso”, lamentou.

    Veja imagens das celebrações em homenagem às vítimas do 11 de Setembro:

    Especial

    CNN Brasil apresentou uma programação especial neste sábado, 11/09, em transmissão simultânea com a CNN americana e com correspondentes espalhados pelos Estados Unidos, em homenagem às vítimas do atentado que completa 20 anos. Confira:

    (Publicado por Daniel Fernandes)