Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Festa com famosos seminus irrita governo russo e rapper é preso

    Evento realizado no dia 21 de dezembro continha famosos ligados à TV estatal, além de influenciadores digitais e nomes da música; rapper preso usou apenas meia para cobrir genitália

    Luis Eduardo de Sousacolaboração para a CNN , São Paulo

    Uma festa com influenciadores digitais e celebridades da Rússia causou polêmica e incomodou políticos conservadores do país na última semana.

    O evento, realizado no dia 21 de dezembro, tinha temática de seminudismo, e os famosos que participaram usaram apenas roupas íntimas com traje. Um rapper chegou a ser condenado a 15 dias de prisão por usar apenas uma meia para cobrir a genitália. Ele foi acusado de fazer “propaganda gay”.

    Apoiadores russos da guerra na Ucrânia também se incomodaram com a festa, que teve vídeos vazados pelas redes sociais do país. Nas imagens, é possível ver homens e mulheres trajados apenas por cuecas ou lingeries, enfeitados com acessórios de renda e máscaras.

    De acordo com a organização, o objetivo da festa era de apenas realizar uma confraternização de fim de ano. Muitos dos participantes, no entanto, são protagonistas de produções na TV estatal e possuem contrato com o órgão público, o que contribuiu para o desagrado da ala conservadora do país. Nenhum dos participantes da festa faz oposição a Putin.

    Conservadores pedem que o governo aplique uma multa milionária aos participantes e use o dinheiro arrecadado para enviar aos combatentes na Ucrânia.

    O rapper preso é Nikolai Vasilyev, conhecido como Vacio. Outros famosos que participaram tiveram shows cancelados e contratos publicitários rescindidos. A organizadora da festa, Nastya Ivleeva, também corre risco de ser presa.

    A reação reforça um avanço do autoritarismo na Rússia à medida em que a eleição se aproxima. Putin tentará reeleição à presidência, dando continuidade a mais de 20 anos no poder, revezados entre os cargos de presidente e 1º ministro.