Fernando Molica: Cabe ao governo brasileiro condenar a invasão da Ucrânia
No Liberdade de Opinião desta quinta-feira (24), Fernando Molica analisa as declarações do embaixador brasileiro nas Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho, durante Assembleia-Geral
No quadro Liberdade de Opinião desta quinta-feira (24), o jornalista Fernando Molica analisou as declarações do embaixador brasileiro nas Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho, durante a Assembleia-Geral de quarta-feira (23).
Em uma fala de cerca de 3 minutos e meio, o embaixador Ronaldo Costa Filho disse que o Brasil acompanha com “preocupação extrema” as últimas notícias envolvendo a Ucrânia.
Veja o comentário de Fernando Molica no vídeo acima
Entenda o ataque russo
Após semanas de tensão, a Rússia atacou a Ucrânia nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (24). Uma operação militar nas regiões separatistas do leste ucraniano, explosões e sirenes foram ouvidas em várias cidades do país.
Autoridades da Ucrânia informaram que pelo menos 50 pessoas morreram e seis aviões russos teriam sido destruídos. Na manhã desta quinta, longas filas se formaram nas principais avenidas de Kiev com moradores tentando deixar a região. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou a população para defender o país e disse que “cidadãos podem utilizar armas para defender território”.
Em seu pronunciamento antes do ataque, Putin justificou a ação ao afirmar que a Rússia não poderia “tolerar ameaças da Ucrânia”. Putin recomendou aos soldados ucranianos que “larguem suas armas e voltem para casa”. O líder russo afirmou ainda que não aceitará nenhum tipo de interferência estrangeira.
O Liberdade de Opinião teve a participação de Fernando Molica e Boris Casoy. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.
As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.