“Fazer avião decolar sem computador é praticamente impossível”, diz especialista
Alguns estão recorrendo a sistemas baseados em papel para tentar acelerar o processo enquanto o sistema de TI está inativo por causa do apagão cibernético global
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Filas de passageiros esperam na fila no Aeroporto de Suvarnabhumi observando os aviões atracados enquanto uma falha cibernética global causada por uma interrupção da Microsoft e um problema de TI da CrowdStrike se combinam para afetar os usuários • Mailee Osten-Tan/Getty Images
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Longas filas de passageiros se formam nos balcões de check-in do Aeroporto Internacional Ninoy Aquino, em meio a uma falha cibernética global. • Ezra Acayan/Getty Images
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Passageiros aguardam no aeroporto de Barajas após operador espanhol Aena informar "incidente" em sistemas de computador • 19/07/2024. REUTERS/Elena Rodriguez
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Viajantes fazem fila nos balcões de check-in do Aeroporto Internacional de Hong Kong em 19 de julho de 2024 em Hong Kong, China. • Anthony Kwan/Getty Images
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Telas com mensagens de erro exibidas na Disneylândia Paris após interrupção global de tecnologia. • Reuters
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Passageiros olham para uma tela que exibe voos atrasados em meio a falha cibernética global no Aeroporto de Barcelona em 19 de julho de 2024 em Barcelona, Espanha. • David Ramos/Getty Images
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Nesta ilustração fotográfica, uma tela de televisão exibe um anúncio da BBC que diz "Desculpe! Algo deu errado." já que o canal CBBC está fora do ar devido a uma falha cibernética global em 19 de julho de 2024 em Londres, Reino Unido. • Jack Taylor/Getty Images
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Aena, da Espanha, relata 'incidente' com sistemas de computador em todos os aeroportos espanhóis • Reuters
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Longas filas no aeroporto australiano enquanto a interrupção cibernética global afeta os voos • Reuters
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Voos são cancelados em aeroporto de Berlim após falha cibernética global • Reuters
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Estação de trem em Florença, na Itália, registra atrasos e movimento intenso em dia de apagão cibernético • Enzo Kfouri/Arquivo Pessoal
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Terminal 1 do Aeroporto Internacional Don Mueang em Bangcoc durante apagão • 19/7/2024 REUTERS/Chalinee Thirasupa
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Em aeroportos ao redor do mundo, funcionários de companhias aéreas estão se esforçando para tranquilizar os clientes e tentar fornecer alguma clareza sobre quando – ou se – seu voo pode finalmente decolar.
Alguns estão recorrendo a sistemas baseados em papel para tentar acelerar o processo enquanto o sistema de TI está inativo por causa do apagão cibernético global.
Embora a equipe possa consolar os clientes, pouco pode ser feito até que os sistemas de computador estejam totalmente operacionais novamente, disse Mary Schiavo, analista de aviação da CNN e ex-inspetora geral do Departamento de Transporte dos EUA.
“As filas em certos aeroportos estão literalmente do lado de fora. Então está tendo um impacto bem grande. As pessoas estão se agarrando à esperança de que a correção para o problema do computador tenha sido colocada em prática”, disse Schiavo à CNN.
Mas ela disse que “você não pode voar” sem um sistema de TI totalmente operacional. “Para além da colocação de etiqueta na bagagem, é tudo computadorizado”, ela disse.
“Embora as pessoas no chão do aeroporto possam fazer o melhor para ajudar as pessoas, tentar fazer o que puderem por elas, literalmente tirar um avião do chão sem um computador é praticamente impossível”, disse ela.
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