“Fazer avião decolar sem computador é praticamente impossível”, diz especialista
Alguns estão recorrendo a sistemas baseados em papel para tentar acelerar o processo enquanto o sistema de TI está inativo por causa do apagão cibernético global
Em aeroportos ao redor do mundo, funcionários de companhias aéreas estão se esforçando para tranquilizar os clientes e tentar fornecer alguma clareza sobre quando – ou se – seu voo pode finalmente decolar.
Alguns estão recorrendo a sistemas baseados em papel para tentar acelerar o processo enquanto o sistema de TI está inativo por causa do apagão cibernético global.
Embora a equipe possa consolar os clientes, pouco pode ser feito até que os sistemas de computador estejam totalmente operacionais novamente, disse Mary Schiavo, analista de aviação da CNN e ex-inspetora geral do Departamento de Transporte dos EUA.
“As filas em certos aeroportos estão literalmente do lado de fora. Então está tendo um impacto bem grande. As pessoas estão se agarrando à esperança de que a correção para o problema do computador tenha sido colocada em prática”, disse Schiavo à CNN.
Mas ela disse que “você não pode voar” sem um sistema de TI totalmente operacional. “Para além da colocação de etiqueta na bagagem, é tudo computadorizado”, ela disse.
“Embora as pessoas no chão do aeroporto possam fazer o melhor para ajudar as pessoas, tentar fazer o que puderem por elas, literalmente tirar um avião do chão sem um computador é praticamente impossível”, disse ela.
Entenda a falha cibernética global que afetou voos, bancos e hospitais