Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Falsa ligação de Biden pede que eleitores de New Hampshire não saiam para votar

    Campanha de Donald Trump negou qualquer envolvimento

    Voluntários promovem campanha para que eleitores escrevam o nome do presidente dos EUA, Joe Biden, nas cédulas nas eleições primárias em Manchester, New Hampshire
    Voluntários promovem campanha para que eleitores escrevam o nome do presidente dos EUA, Joe Biden, nas cédulas nas eleições primárias em Manchester, New Hampshire 20/01/2024 REUTERS/Faith Ninivaggi

    Steve Hollandda Reuters

    New Hampshire

    Enquanto os eleitores de New Hampshire preparam-se para votar nas primárias estaduais na terça-feira (23), uma ligação automática circula no estado pedindo que os democratas fiquem em casa usando um áudio falso do presidente americano, Joe Biden.

    “É importante que você guarde seu voto para a eleição de novembro…Votar nesta terça-feira apenas ajudará os republicanos em sua tentativa de eleger Donald Trump novamente”, diz a “voz” que se passa por Biden no áudio.

    O procurador-geral de New Hampshire, John Formella, anunciou que está investigando o que chamou de uma aparente “tentativa ilegal de atrapalhar a eleição primária presidencial e suprimir os votos de New Hampshire”.

    O áudio da ligação foi entregue à Reuters por apoiadores de uma campanha que encoraja eleitores a escreverem o nome de Biden nas cédulas. A diretora da campanha de Biden, Julie Chávez Rodríguez, disse que a ligação era “desinformação” e uma tentativa de suprimir votos.

    A explosão da Inteligência Artificial ​​generativa – que pode criar textos, fotos e vídeos – nos últimos meses despertou tanto entusiasmo sobre seu potencial como também receios de que poderia tornar alguns empregos obsoletos, distorcer eleições e até possivelmente dominar os seres humanos.

    O nome de Biden não estará na cédula na terça-feira porque o Partido Democrata decidiu que a Carolina do Sul seria a sua eleição primária inicial, encerrando o histórico status de New Hampshire e irritando alguns democratas no estado.

    A campanha do ex-presidente Donald Trump disse que “absolutamente não” está envolvida na ligação falsa.