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    Falha em manutenção causou acidente de trem que matou 288 na Índia

    Colisões entre três comboios ocorreu no início de junho, deixando ainda mais de 1000 feridos; Comissão informou que houve modificações no circuito de sinalização antes do acidente 

    Da Reuters , Bhubaneswar, Índia

    Trabalhadores consertando uma barreira ferroviária na Índia fizeram conexões defeituosas no sistema de sinalização automatizado da rede, levando ao pior desastre ferroviário do país em duas décadas, descobriu uma investigação oficial.

    O acidente de 2 de junho na estação Bahanaga Bazar, no estado de Odisha, no leste da Índia, matou 288 pessoas e feriu mais de 1.000.

    O desastre ocorreu quando um trem de passageiros atingiu um trem de carga parado, saltou dos trilhos e atingiu outro trem de passageiros vindo da direção oposta.

    No relatório os investigadores da Comissão de Segurança Ferroviária (CRS) disseram que a primeira colisão ocorreu devido a modificações feitas no circuito de sinalização para corrigir problemas frequentes em uma barreira ferroviária próxima.

    A equipe da ferrovia local não tinha um diagrama de circuito padrão, o que levou a uma conexão defeituosa no sistema de sinalização quando eles tentaram desligar o circuito da barreira para reparo, afirmou. O sistema com defeito direcionou o trem de passageiros para o caminho do trem de carga, disse.

    A Reuters informou no mês passado pela primeira vez que os investigadores estavam focados no trabalho de reparo na barreira ferroviária e sua possível conexão com um desvio manual do sistema de sinalização.

    A Indian Railways, a quarta maior rede ferroviária do mundo, é um monopólio estatal administrado pelo Railway Board. O conselho reporta-se ao Ministério das Ferrovias.

    A rede ferroviária está passando por uma transformação de US$ 30 bilhões com novos trens reluzentes e estações modernas sob o impulso do primeiro-ministro Narendra Modi para aumentar a infraestrutura e a conectividade, mas o acidente levantou questões sobre se a segurança estava recebendo atenção suficiente.

    O relatório da sonda CRS disse que houve lapsos em vários níveis no departamento de sinal e telecomunicações e os procedimentos operacionais padrão não foram seguidos durante o trabalho de reparo.

    (Reportagem de Jatindra Dash e Krishn Kaushik em Nova Delhi)