Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Explosão de mesquita na capital do Afeganistão deixa pelo menos 21 mortos

    Porta-voz da polícia de Cabul informou que outras 33 pessoas ficaram feridas

    Famílias de vítimas da explosão esperam em frente a um hospital de emergência em Cabul, Afeganistão, 18 de agosto de 2022
    Famílias de vítimas da explosão esperam em frente a um hospital de emergência em Cabul, Afeganistão, 18 de agosto de 2022 Reuters

    Mohammad Yunus Yawarda Reuters

    Uma explosão que destruiu uma mesquita em Cabul, no Afeganistão, durante as orações da noite de quarta-feira (17) matou 21 pessoas, informou a polícia local nesta quinta-feira (18).

    O porta-voz da polícia Khalid Zadran disse que outras 33 pessoas ficaram feridas na explosão.

    Testemunhas disseram à Reuters que a forte explosão foi ouvida em um bairro do norte de Cabul, quebrando janelas em prédios próximos. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pela explosão e as autoridades não atribuíram a culpa publicamente.

    O Talibã diz que está restaurando a segurança no país devastado pela guerra, com uma queda geral na violência desde que o grupo assumiu e derrotou um governo apoiado pelos EUA há um ano. No entanto, vários grandes ataques, alguns reivindicados pelo Estado Islâmico, ocorreram em centros urbanos nos últimos meses.

    O Hospital de Emergência de Cabul, uma instalação administrada por uma ONG italiana especializada no tratamento de vítimas de guerra, disse em comunicado que admitiu 27 pessoas, incluindo cinco crianças, feridas nas explosões. Duas pessoas chegaram mortas e um paciente morreu na sala de emergência, disse o diretor da Emergency no Afeganistão, Stefano Sozza.

    Em agosto, o hospital tratou 80 pacientes de seis diferentes eventos de vítimas em massa, que incluem grandes incidentes, como explosões e tiroteios.

    “O país está sofrendo as consequências de um conflito muito longo que prejudicou seu futuro”, disse Sozza.