Explosão em parque industrial químico na Alemanha deixa desaparecidos e feridos
Mais de 30 empresas operam em complexo na cidade de Leverkusen. Cinco pessoas ainda não foram encontradas, e diversas apresentaram ferimentos


Cinco pessoas estão desaparecidas e vários ficaram feridos após uma explosão abalar um parque industrial na cidade de Leverkusen, no oeste da Alemanha, na terça-feira (27), gerando nuvens de fumaça e levando a polícia a pedir aos residentes próximos que permanecessem em suas casas.
A explosão aconteceu às 9h40, no horário local, causando um incêndio em um depósito de combustível no Chempark. Este é um parque industrial para empresas químicas, incluindo Bayer e Lanxess, afirmou o operador Currenta, do Chempark.
Vários funcionários foram feridos, com pelo menos dois gravemente feridos, e cinco pessoas estavam desaparecidas, disse Currenta, acrescentando que ainda não estava claro o que causou a explosão e o incêndio subsequente.
Sirenes e alertas de emergência no aplicativo de telefonia celular da agência de proteção civil alemã alertaram os cidadãos sobre “perigo extremo”.
A polícia pediu aos residentes próximos que permanecessem dentro de casa e mantivessem as portas e janelas fechadas. Currenta disse que eles também deveriam desligar os sistemas de ar condicionado enquanto media o ar ao redor do local para possíveis gases tóxicos.
Várias rodovias próximas foram fechadas, e a polícia disse que os motoristas deveriam fazer desvios para evitar a área.
Mais de 30 empresas operam no Chempark em Leverkusen, incluindo a Covestro, Bayer, Lanxess e Arlanxeo, de acordo com o site.