Exército dos EUA realiza ataques aéreos de precisão contra alvos Houthis em Sanaã
Comando Central do exército dos EUA afirmou que os ataques visaram "interromper e degradar as operações dos Houthis, como ataques contra navios de guerra da Marinha dos EUA e embarcações mercantes no Mar Vermelho, Bab al-Mandeb e Golfo de Aden


O Exército dos EUA disse que realizou ataques aéreos de precisão no sábado (21) contra uma instalação de armazenamento de mísseis e uma instalação de comando e controle operada pelos Houthis, apoiados pelo Irã, na capital do Iêmen, Sanaã.
Em um comunicado, o Comando Central do exército dos EUA afirmou que os ataques visaram “interromper e degradar as operações dos Houthis, como ataques contra navios de guerra da Marinha dos EUA e embarcações mercantes no Mar Vermelho, Bab al-Mandeb e Golfo de Aden.”
Os militares americanos também disseram que atingiram vários drones de um único uso dos Houthis e um míssil de cruzeiro anti-navio sobre o Mar Vermelho.
Vídeos divulgados pelo CENTCOM (Comando Central dos Estados Unidos) mostram aeronaves militares decolando de um local não identificado.
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente o local ou a data em que o vídeo foi filmado.
O ataque de sábado seguiu-se a um ataque semelhante realizado na semana passada por aeronaves dos EUA contra uma instalação de comando e controle operada pelos Houthis, que controlam grande parte do Iêmen.
Na quinta-feira (19), Israel lançou ataques contra portos e infraestrutura de energia em áreas do Iêmen controladas pelos Houthis e ameaçou mais ataques contra o grupo, que lançou centenas de mísseis contra Israel no último ano.
O grupo iemenita apoiado pelo Irã tem atacado navios comerciais no Mar Vermelho há mais de um ano, tentando impor um bloqueio naval a Israel, alegando estar agindo em solidariedade com os palestinos na guerra de Israel com Gaza que dura há um ano.