Ex-presidente sul-africano Jacob Zuma é levado ao hospital
Zuma está preso e deve comparecer ao tribunal para um julgamento de corrupção nos próximos dias
O ex-presidente preso da África do Sul, Jacob Zuma, foi levado ao hospital para observação médica nesta sexta-feira (6), disseram as autoridades prisionais, dias antes de seu comparecimento ao tribunal para um julgamento de corrupção.
As autoridades não deram detalhes sobre a condição de Zuma, de 79 anos, que cumpre uma pena de 15 meses por desacato ao tribunal na prisão de Estcourt, na província de KwaZulu-Natal.
A fundação de Zuma afirmou que ele estava no hospital para um check-up anual de rotina. “Não precisa se alarmar, … ainda”, disse em um tweet na manhã desta sexta-feira.
Mzwanele Manyi, o porta-voz da Fundação Jacob Zuma, disse à Reuters que os médicos ainda estavam se encontrando com o ex-presidente e o aconselhariam se ele estava apto para comparecer ao tribunal na terça-feira (10).
O Departamento de Serviços Correcionais afirmou que uma observação de rotina na prisão fez com que as autoridades levassem Zuma a um hospital externo para exames adicionais. O nome do hospital não foi informado.
“Todos os detidos, incluindo todos os prisioneiros condenados, têm direito a condições de detenção que sejam consistentes com a dignidade humana, incluindo […] tratamento médico”, disse o comunicado do departamento.
Por Olivia Kumwenda-Mtambo