Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-líder chinês denunciado por tenista ganha lugar de destaque em discurso de Xi Jinping

    Zhang Gaoli sentou-se com altos funcionários do Partido Comunista Chinês; ele foi acusado de agredir sexualmente a estrela do tênis Peng Shuai

    Yong Xiongda CNN

    Um ex-funcionário do Partido Comunista Chinês, acusado de agredir sexualmente a estrela do tênis Peng Shuai, sentou-se em uma posição de destaque atrás de Xi Jinping para o discurso do líder chinês em Pequim neste domingo (16) – a primeira vez que ele foi visto em um evento ao vivo desde a alegação.

    Zhang Gaoli sentou-se com altos funcionários do partido no palco do Grande Salão do Povo, diretamente visível por câmeras de TV para partes do discurso de quase duas horas de Xi.

    Da esquerda para a direita, na primeira fila, os dirigentes Wang Chen, Zhang Gaoli, He Guqiang e Wu Guanzheng na abertura do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês.
    Da esquerda para a direita, na primeira fila, os dirigentes Wang Chen, Zhang Gaoli, He Guqiang e Wu Guanzheng na abertura do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês. / Lintao Zhang/Getty Images

    Peng, ex-campeã de duplas de Wimbledon e Aberto da França, acusou no ano passado o vice-primeiro-ministro aposentado Zhang de pressioná-la a fazer sexo, de acordo com capturas de tela de uma postagem excluída da conta verificada de Peng no Weibo, a plataforma de mídia social chinesa semelhante ao Twitter.

    A postagem foi apagada das mídias sociais chinesas e Peng não foi ouvida por semanas depois, levantando temores por sua segurança.

    Peng mais tarde retirou a acusação contra Zhang, levando os críticos do Partido Comunista Chinês a sugerir que ela havia sido novamente silenciada.

    Tópicos