EUA vendem petróleo confiscado que iria à Venezuela e apreendem mísseis do Irã
País apreendeu mísseis iranianos enviados ao Iêmen e venderam 1,1 milhão de barris de petróleo iraniano previamente apreendidos com destino à Venezuela
Os Estados Unidos divulgaram, nesta quinta-feira (29), que apreenderam mísseis iranianos enviados ao Iêmen e venderam 1,1 milhão de barris de petróleo iraniano previamente apreendidos com destino à Venezuela, a última medida do governo Donald Trump para aumentar a pressão sobre Teerã menos de uma semana antes das eleições de 3 de novembro.
O anúncio da apreensão, pelo Departamento de Justiça, veio ao mesmo tempo em que o Departamento do Tesouro e o Departamento de Estado aplicaram sanções conjuntamente a 11 diferentes entidades e indivíduos por sua participação na compra e venda de produtos petroquímicos iranianos.
Leia também:
Irã celebra fim do embargo da ONU sobre comércio de armas; EUA se opõem
As últimas ações contra o Irã aconteceram depois que funcionários da inteligência dos EUA alegaram no início deste mês que hackers iranianos tentaram ameaçar eleitores americanos enviando e-mails falsos se passando por grupo pró-Trump Proud Boys.
O procurador-geral adjunto da Divisão de Segurança Nacional, John Demers, disse na quinta-feira que o governo vendeu e entregou 1,1 milhão de barris de combustível iraniano com destino à Venezuela, que apreendeu no início deste ano.
De acordo com a denúncia, o combustível era proveniente de empresas ligadas à Guarda Revolucionária Iraniana e as transportadoras tomaram providências para ocultá-lo.