Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA planejam comprar 10 milhões de doses da pílula contra Covid-19 da Pfizer

    Biden aposta em antiviral para conter avanço do coronavírus nos EUA enquanto país se aproxima de meses mais frios

    Kaitlan Collinsda CNN*

    A administração de Biden planeja comprar 10 milhões de doses da pílula antiviral experimental contra a Covid-19 da Pfizer, conhecida como PF-07321332 ou Paxlovid, e está finalizando o contrato agora, segundo uma fonte familiarizada com os planos.

    O anúncio pode sair ainda nesta semana.

    A administração havia planejado inicialmente a compra de cerca de 5 milhões de doses. No entanto, depois de ver os dados da Pfizer, o presidente Joe Biden quis dobrar o pedido, disse a fonte à CNN na terça-feira.

    No começo deste mês, a Pfizer anunciou os resultados chave dos testes. Disse que uma análise provisória, realizada antes do fim do ensaio, mostrou uma redução de 89% no risco de hospitalização ou morte por Covid-19 entre as pessoas que receberam o medicamento nos primeiros três dias de aparição dos sintomas.

    A pílula deve ser administrada em combinação com um medicamento antiviral mais antigo chamado ritonavir. É feita para tratar casos leves a moderados da Covid-19 em pacientes com maior risco de hospitalização ou morte, disse a empresa.

    Pfizer busca aprovação para uso emergencial

    A Pfizer anunciou na terça-feira que está buscando a autorização de uso emergencial da agência de fármacos e alimentos dos Estados Unidos, a FDA, para a pílula e que assinou um acordo de licença para garantir um acesso global mais amplo para ela.

    “Com mais de 5 milhões de mortes e inumeráveis vidas afetadas por essa doença devastadora em todo o mundo, existe uma necessidade urgente de opções de tratamento que salvem vidas. A esmagadora eficácia alcançada em nosso recente estudo clínico de Paxlovid, e seu potencial para ajudar a salvar vidar e manter as pessoas fora do hospital, se autorizado, ressalta o papel crítico que as terapias antivirais orais podem desempenhar na batalhas contra a Covid-19”, disse Albert Bourla, presidente e diretor-executivo da Pfizer, em um comunicado.

    A pílula pode vir a ser uma ferramenta importante na resposta ao coronavírus da administração Biden a medida que os EUA entram nos meses frios.

    Os novos diagnósticos de Covid-19 aumentaram em cerca de metade dos estados dos EUA durante a última semana e as hospitalizações aumentaram em 11 estados.

    “Não sei o que vai acontecer nas próximas semanas. Mas tenho a sensação de que não será agradável”. Foi o que disse recentemente por Michael Osterholm, que dirige o Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota.

    Com colaboração de: Amanda Sealy e Paul LeBlanc

    * (Texto traduzido. Clique aqui para ler o original).

    Tópicos