EUA negam ataque a navio de carga militar pelos Houthis
Grupo rebelde alegou ter atingido o navio cargueiro americano Ocean Jazz no Golfo de Aden
Os militares dos Estados Unidos negaram na segunda-feira (22) as alegações feitas pelo movimento iemenita Houthi de que havia atacado o navio cargueiro americano Ocean Jazz no Golfo de Aden.
“O relatório dos terroristas Houthi apoiados pelo Irã sobre um suposto ataque bem-sucedido ao M/V Ocean Jazz é notoriamente falso”, disse o Comando Central das Forças Navais dos EUA em um comunicado. “A NAVCENT manteve comunicações constantes com o M/V Ocean Jazz durante todo o seu trânsito seguro.”
O movimento Houthi disse no início desta segunda-feira (22) que suas forças lançaram um ataque com mísseis contra o Ocean Jazz, no Golfo de Aden. Não foi informado quando ou exatamente onde o ataque ocorreu ou se algum dano foi causado.
“As forças armadas iemenitas continuam a retaliar qualquer agressão americana ou britânica contra o nosso país, visando todas as fontes de ameaça no Mar Vermelho e no Mar Árabe”, disse o porta-voz militar Houthi, Yahya Sarea, num comunicado.
As forças dos EUA e do Reino Unido lançaram ataques em todo o Iêmen contra as forças Houthi nas últimas semanas, em resposta a meses de ataques Houthi aos navios do Mar Vermelho, que os combatentes apoiados pelo Irã lançaram como uma resposta à guerra em Gaza.
Os Houthis, que inicialmente disseram que visavam apenas navios ligados a Israel, disseram que também atacariam navios dos EUA após os ataques.
A empresa britânica de segurança marítima Ambrey disse que o navio nomeado pelos Houthis na segunda-feira (22) foi contratado pelos militares dos EUA.
Os ataques Houthi a navios dentro e ao redor do Mar Vermelho atrasaram o comércio entre a Ásia e a Europa e alarmaram as potências mundiais numa escalada da guerra em Gaza.
Os Houthis, que controlam a maior parte do Iêmen, dizem que os seus ataques são em solidariedade com os palestinos sob ataque de Israel em Gaza.