Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA, França e Reino Unido discutirão transferências de drones do Irã para Rússia

    Países disseram que ação é uma violação da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que restringe certas transferências de armas

    Moradores locais observam partes de um veículo aéreo não tripulado (UAV), que as autoridades ucranianas consideram ser um drone fabricado no Irã Shahed-136, em Kyiv, Ucrânia, em 17 de outubro
    Moradores locais observam partes de um veículo aéreo não tripulado (UAV), que as autoridades ucranianas consideram ser um drone fabricado no Irã Shahed-136, em Kyiv, Ucrânia, em 17 de outubro Vladyslav Musiienko/Reuters

    Jennifer Hanslerda CNN

    Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido planejam discutir as transferências de drones do Irã para a Rússia em uma reunião fechada do Conselho de Segurança da ONU nesta quarta-feira (19), disse uma autoridade dos EUA à CNN.

    A reunião ocorre após a Rússia lançou drones de fabricação iraniana contra cidades e infraestruturas ucranianas, matando várias pessoas.

    Os três países disseram que a transferência de drones fabricados no Irã é uma violação da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que restringe certas transferências de armas de ou para o Irã. Não está claro se eles vão levantar esse ponto específico na reunião amanhã ou se moverão para reverter as sanções ao Irã pelas transferências de armas.

    “Acho que você provavelmente viu hoje cedo nossos aliados franceses e britânicos ofereceram publicamente a avaliação de que o fornecimento desses UAVs do Irã para a Rússia é uma violação da Resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, e isso é algo com o qual concordamos”, disse o vice-chefe do Departamento de Estado.

    O UNSCR 2231 estava vinculado ao acordo nuclear de 2015 com o Irã, e elementos dessa resolução, incluindo a proibição da transferência de armas convencionais, foram eliminados em 2020.

    O governo Trump tentou reverter unilateralmente o embargo de armas em setembro de 2021 e a administração de Biden disse ao Conselho de Segurança da ONU que estava revertendo esses esforços em fevereiro de 2021.

    Patel observou que a UNSCR 2231 proíbe a transferência do Irã de todos os itens, materiais, equipamentos e bens e tecnologia, a menos que seja previamente aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU caso a caso. Ele também disse que o alcance dos drones sendo superior a 300 quilômetros (186 milhas) os coloca em violação da resolução.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original