EUA finalizam construção de píer em Gaza para entrega de ajuda
Estrutura flutuante irá permitir a chegada de mais auxílio humanitário em meio à guerra
Os Estados Unidos terminaram nesta terça-feira (7) a construção de um píer destinado para a entrada de ajuda humanitária em Gaza.
“A partir de hoje, a construção das duas partes do píer flutuante está completa e aguarda o movimento da maré”, anunciou a vice-secretária de Imprensa do Pentágono, Sabrina Singh.
No entanto, por causa das condições climáticas, os militares dos EUA são incapazes de mover o cais para a posição que permite ancorar em Gaza.
“Hoje ainda há previsão de ventos fortes e ondulações marítimas elevadas, que estão causando condições inseguras para que os componentes do píer sejam movidos, de modo que partes do píer e as embarcações militares envolvidas em sua construção ainda estão posicionadas no Porto de Ashdod (em Israel)”, disse Singh.
Singh também disse que, embora o movimento do cais dependa das condições meteorológicas e de segurança, o Departamento de Defesa espera tê-lo em posição “no final desta semana.”
Um navio que transporta toneladas de ajuda humanitária sairá do Chipre e deve ser o primeiro a usar o píer dos Estados Unidos.