Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA enviarão 3.000 soldados para proteger e retirar diplomatas de Cabul

    Pentágono afirma que missão no Afeganistão é temporária e "muito restrita"

    Idrees Ali e Jonathan Landay, da Reuters*

    O Pentágono afirmou nesta quinta-feira (12) que enviaria cerca de 3.000 soldados adicionais dos Estados Unidos, temporariamente, ao Afeganistão para ajudar a garantir a retirada do pessoal da embaixada dos EUA em Cabul.

    O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que a primeira implantação ocorreria nas próximas 24 e 48 horas. 

    O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, defendeu a decisão dos EUA de enviar mais tropas ao Afeganistão para ajudar na evacuação de pessoal, descrevendo a missão como “muito temporária”.

    “Esta é uma missão muito temporária para um propósito muito específico, que é uma grande diferença do que dizer que você está desdobrando por oito, nove, 12 meses, forças para estabilizar e proteger o Afeganistão, o que temos feito nos últimos 20 anos. Esta é uma missão temporária muito restrita”, disse Kirby a repórteres.

    Kirby observou que “não há planos, no momento, para o envio de forças adicionais”. O oficial passou a descrever por que a decisão de enviar mais tropas foi tomada:

    “Não houve um acontecimento precipitante nos últimos dias que levou o presidente e o secretário a tomar essa decisão. É uma confluência de eventos. Como venho dizendo há várias semanas, temos observado muito de perto com preocupação com a situação de segurança no local. E muito melhor ser prudente e responsável, e observar as tendências para tomar a melhor decisão possível em relação à segurança e proteção de nosso pessoal, do que esperar até que seja tarde demais. Acreditamos que isso não é apenas coisa certa a fazer, mas é o momento certo para fazer”, disse.

    Invasão do Talibã

    Os combatentes do Talibã podem isolar a capital do Afeganistão, Cabul, em 30 dias e possivelmente dominá-la em 90 dias, segundo informações à Reuters de um oficial de defesa dos Estados Undos na quarta-feira (11). Ele citou inteligência dos EUA, enquanto militantes assumiam o controle de uma oitava capital provincial do Afeganistão.

    O Talibã agora controla 65% do Afeganistão e tomou ou ameaça tomar 11 capitais provinciais. O oficial, falando sob condição de anonimato, disse que a nova avaliação de quanto tempo Kabul poderia resistir foi resultado dos rápidos ganhos que o Talibã vinha obtendo em todo o país com a partida das forças estrangeiras lideradas pelos EUA.

    Em menos de uma semana, o Talibã invadiu um quarto das capitais provinciais do Afeganistão em uma grande faixa de território ao norte do país. A segurança está se desfazendo mais rápido do que quase todos esperavam – com a possível exceção dos próprios talibãs.

    Com informações da CNN

    Tópicos