EUA e Reino Unido aplicam nova rodada de sanções contra o Hamas
Medidas servem para limitar capacidade do grupo de arrecadar e movimentar recursos financeiros
Os Estados Unidos e o Reino Unido impuseram nesta quarta-feira (13) uma quarta rodada de sanções a indivíduos na Turquia e em outros lugares ligados ao grupo militante palestino do Hamas, disse o Departamento do Tesouro dos EUA.
As sanções visam oito indivíduos que perpetuam a agenda do Hamas representando os interesses do grupo no exterior e gerenciando suas finanças, disse o Tesouro em um comunicado.
“O Hamas continua a depender fortemente de redes de funcionários e afiliados bem colocados, explorando jurisdições aparentemente permissivas para direcionar campanhas de arrecadação de fundos em benefício do grupo e canalizando esses recursos ilícitos para apoiar suas atividades militares em Gaza” disse Brian Nelson, subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira.
Vários funcionários do Hamas atingidos pelas sanções estavam baseados na Turquia, incluindo um dos principais agentes financeiros do grupo lá, disse o Tesouro.
Haround Nasser Al-Din esteve envolvido em uma rede que transferiu dinheiro da Turquia e de Gaza para o centro de comando do Hamas na cidade de Hebron, na Cisjordânia, disse, e ajudou a subsidiar as atividades do Hamas para continuar a instabilidade na Cisjordânia.
Nelson viajou para Omã e Turquia no final de novembro para trabalhar nos esforços dos EUA para negar ao Hamas e a outros grupos a capacidade de arrecadar e movimentar fundos.
Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha anteriormente impuseram três rodadas de sanções ao grupo palestino após os ataques contra Israel em 7 de outubro.