Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP27

    EUA e China retomam negociações climáticas formais na COP27

    As duas nações são as maiores poluidoras do mundo e sua cooperação é considerada crucial para evitar mudanças climáticas radicais; as negociações acontecem na cúpula da ONU no Egito

    O enviado climático dos EUA, John Kerry, chega para um painel sobre biodiversidade na cúpula do clima da ONU na quarta-feira (16).
    O enviado climático dos EUA, John Kerry, chega para um painel sobre biodiversidade na cúpula do clima da ONU na quarta-feira (16). Peter Dejong/AP

    Ivana Kottasováda CNN*

    O enviado climático dos EUA, John Kerry, confirmou à CNN que as negociações climáticas formais com a China foram reiniciadas na cúpula da COP27 da ONU no Egito, suspendendo um congelamento de meses nas negociações.

    O encontro mostra um sinal precoce de resultados concretos de uma reunião entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e seu homólogo chinês Xi Jinping, em Bali, no início desta semana.

    Solicitado a confirmar se as negociações formais entre os EUA e a China foram retomadas, Kerry disse: “Sim, estamos conversando”.

    As nações são os dois maiores poluidores do mundo e sua cooperação é crucial se o mundo quiser evitar mudanças climáticas catastróficas. Quando Kerry e seu homólogo chinês, Xie Zhenhua, anunciaram que seus países trabalhariam juntos para reduzir as emissões de gases do efeito estufa na cúpula da COP26 em Glasgow no ano passado, foi uma rara boa notícia no espaço climático outrora muito sombrio.

    Mas a cooperação terminou abruptamente em agosto, quando a China suspendeu as negociações em resposta à visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan.

    Em conversas com Xi na cúpula do G20 em Bali na segunda-feira (14), Biden destacou a importância de os dois maiores emissores do mundo continuarem trabalhando no clima e na redução das emissões, entre outras questões. Os líderes “concordaram em capacitar altos funcionários importantes para manter a comunicação e aprofundar os esforços construtivos sobre essas e outras questões”, disse uma leitura da Casa Branca da reunião.

    O governo Biden está esperando para ver o que a China está preparada para fazer para obter progressos concretos, disse anteriormente um funcionário dos EUA à CNN.

    Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores da China disse que “os dois países trabalharão em conjunto para o sucesso da 27ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”.

    Kerry e Xie se encontraram à margem da COP27 em Sharm el-Sheikh esta semana e na última, mas as trocas foram informais e não fizeram parte das negociações climáticas formais. Kerry disse à CNN na semana passada que sua esperança de ir ao Egito era reiniciar a conversa formal.

    “Nossa esperança é que, em um curto espaço de tempo, seja possível nos reunirmos novamente em plena medida e fazermos as coisas que precisamos fazer como os dois principais emissores do mundo e como as duas maiores economias do mundo. o mundo”, disse.

    “A China e os Estados Unidos realmente precisam cooperar nisso. E sem a China, mesmo que os EUA estejam caminhando para um programa de 1,5 grau, o que estamos se não tivermos a China, ninguém mais pode atingir esse objetivo.”

    (Kylie Atwood da CNN, Ella Nilsen, Martin Goillandeau, David McKenzie e Ingrid Formanek contribuíram para este texto)

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original