Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA dizem que Coreia do Norte pode realizar teste nuclear subterrâneo este mês

    Agências militares e de inteligência americanas alegam que sinais de atividade pessoal e de veículos indica foram vistos por satélite em região de testes

    Barbara Starrda CNN

    As agências militares e de inteligência dos Estados Unidos avaliam que a Coreia do Norte pode estar pronta para retomar os testes nucleares subterrâneos este mês, segundo três autoridades americanas.

    A avaliação conclui que o regime de Kim Jong Un está fazendo preparativos no local de teste nuclear de Punggye-ri e pode estar pronto para realizar um teste até o final do mês.

    Sinais de atividade de pessoal e veículos no local foram vistos por meio de imagens de satélite, mas as autoridades não sabem se o regime colocou material nuclear em um dos túneis subterrâneos do local de teste, que os Estados Unidos estão observando de perto.

    Se a Coreia do Norte realizar um teste, será o sétimo teste nuclear subterrâneo do país e o primeiro em quase cinco anos.

    Biden viajará para Coreia do Sul e Japão

    O presidente dos EUA, Joe Biden, deve visitar a Coreia do Sul e o Japão no final deste mês. Não seria a primeira vez que a ameaça de um teste nuclear pairava sobre uma visita presidencial: a Coreia do Norte estava se preparando para um teste em 2014, quando o presidente Barack Obama visitou a Coreia do Sul. E em 2016, a Coreia do Norte realizou um teste nuclear logo após Obama e outros líderes mundiais deixarem a Ásia após uma cúpula.

    A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse na quinta-feira (5) que a Casa Branca não está preocupada com a viagem do presidente ao leste da Ásia no final deste mês.

    “Eu diria que certamente sempre avaliamos a segurança como fazemos com qualquer uma das viagens do presidente, mas isso não tem sido uma preocupação, já que sua viagem está chegando em algumas semanas”, disse Psaki.

    Ele acrescentou: “Não há dúvida de que a Coreia do Norte estará nos temas das visitas à Coreia do Sul e ao Japão”.

    Testes nucleares da Coreia do Norte

    No mês passado, a CNN informou que imagens de satélite mostravam que a Coreia do Norte estava escavando novamente um túnel em seu local remoto de testes nucleares subterrâneos para potencialmente encurtar o tempo necessário para realizar seu próximo teste.

    A Coreia do Norte realizou seis testes nucleares anteriores no local, que fica ao norte de Pyongyang, o último em setembro de 2017. Além de seus preparativos para um possível teste nuclear, a Coreia do Norte realizou repetidos testes de mísseis balísticos este ano. , o último dos que ocorreu na quarta-feira.

    Com base em imagens de satélite, o túnel transversal no local de teste cruza com um dos principais túneis além da entrada, o que significa que há uma distância menor até a área de lançamento subterrânea. Em 2018, a Coreia do Norte explodiu a entrada original do túnel, mas provavelmente não destruiu toda a estrutura subterrânea.

    Preocupação no Pentágono

    O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse a repórteres na quarta-feira que o Pentágono estava “muito preocupado” com os testes de mísseis da Coreia do Norte, acrescentando que os Estados Unidos e a comunidade internacional condenaram as provocações.

    “Francamente, nunca há um bom momento para a Coreia do Norte fazer esse tipo de teste”, disse Kirby. “Continuamos pedindo que parem esses testes provocativos e estejam dispostos a sentar, como oferecemos, sem pré-condições, e discutir um caminho diplomático para desnuclearizar o país”.

    Kirby disse a repórteres que o secretário de Defesa Lloyd Austin teve um telefonema na quinta-feira com o ministro da Defesa sul-coreano Suh Wook para discutir o ambiente de segurança na península coreana.

    No mês passado, Kim prometeu acelerar o desenvolvimento de armas nucleares em seu país, dizendo durante um desfile militar que Pyongyang “fortaleceria e desenvolveria” suas forças nucleares na “velocidade mais rápida possível”.

    O teste de mísseis de quarta-feira foi o 13º da Coreia do Norte este ano, acima dos oito em 2021 e quatro em 2020. Os testes deste ano incluíram o lançamento de um ICBM em março, a primeira vez que Pyongyang lança esse tipo de míssil em quatro anos.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original