Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    EUA devem anunciar novas sanções contra Rússia nesta quarta; veja o que se sabe

    Autoridade disse que "pacote irá impor custos significativos à Rússia e a levará ainda mais longe no caminho do isolamento econômico, financeiro e tecnológico"

    Phil MattinglyKaitlan CollinsSam FossumSean Lyngaasda CNN

    Os Estados Unidos anunciarão novas sanções à Rússia nesta quarta-feira (6) em coordenação com o G7 e a União Europeia, de acordo com um funcionário do governo norte-americano.

    A autoridade disse que o pacote abrangente “irá impor custos significativos à Rússia e a levará ainda mais longe no caminho do isolamento econômico, financeiro e tecnológico”.

    O novo pacote de sanções irá:

    • Proibir todos os novos investimentos na Rússia;
    • Aumentar as sanções contra instituições financeiras e empresas estatais na Rússia;
    • Sancionar funcionários do governo russo e seus familiares.

    O novo pacote de sanções marcará a mais recente escalada nos esforços dos EUA e seus aliados para impor custos à Rússia por sua invasão e, com o tempo, cortar setores econômicos críticos que o país utiliza para travar a guerra em andamento.

    As novas medidas também seguem novas revelações de outras atrocidades cometidas por forças russas no norte da Ucrânia, com as imagens das barbaridades cometidas em Bucha servindo como acelerador das discussões em andamento entre os EUA e seus aliados europeus para aumentar os custos econômicos, disseram autoridades.

    “Essas medidas degradarão os principais instrumentos do poder estatal russo, imporão danos econômicos agudos e imediatos à Rússia e responsabilizarão a cleptocracia russa que financia e apoia a guerra de Putin”, disse o funcionário. “Essas medidas serão tomadas em sintonia com nossos aliados e parceiros, demonstrando nossa determinação e unidade na imposição de custos sem precedentes à Rússia por sua guerra contra a Ucrânia”.

    O funcionário acrescentou: “já havíamos concluído que a Rússia cometeu crimes de guerra na Ucrânia, e as informações de Bucha parecem mostrar mais evidências de crimes de guerra. E, como o presidente [Joe Biden] disse, trabalharemos com o mundo para garantir que haja total responsabilidade por esses crimes. Uma dessas ferramentas são as sanções – e temos trabalhado intensamente com nossos aliados europeus em novas sanções.”

    As sanções esperadas vêm depois que o Tesouro dos EUA anunciou que não permitirá mais que a Rússia pague sua dívida usando dólares estocados em bancos americanos.

    Enquanto Washington impôs sanções ao Banco Central da Rússia, congelando sua moeda estrangeira nos bancos americanos, o Departamento do Tesouro já havia permitido que a Rússia usasse essas reservas para pagar sua dívida.

    É uma medida que as autoridades dizem que aumentará substancialmente o risco de inadimplência e minará os esforços urgentes do banco central para estancar o sangramento econômico que imediatamente prendeu a economia russa após a resposta ocidental à invasão.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original